PT
BR
Pesquisar
Definições



honras

A forma honraspode ser [segunda pessoa singular do presente do indicativo de honrarhonrar], [nome feminino plural] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
honrahonra
( hon·ra

hon·ra

)


nome feminino

1. Sentimento do dever, da dignidade e da justiça.

2. Conjunto de acções e qualidades que fazem com que alguém seja respeitado. = DIGNIDADE, HONRADEZ, PROBIDADE, RECTIDÃO

3. Distinção que resulta de acções ou qualidades que nobilitam.DESONRA

4. Pessoa que ilustra uma classe, um país.

5. Manifestação de apreço ou de homenagem a alguém. = DISTINÇÃO, GRAÇA, MERCÊ, PRIVILÉGIO

7. Grau, dignidade.

8. Probidade.

9. Boa fama.

10. Qualidade de quem tem comportamento prudente, recatado ou considerado moralmente certo. = DECÊNCIA, DECORO, RECATO, SERIEDADE

11. Virgindade ou castidade sexual, em geral nas mulheres (ex.: perder a honra).

12. [Antigo] [Antigo] Terra com gozo de privilégio.

honras


nome feminino plural

13. Distinções honoríficas.

14. Cargos elevados.

15. Demonstração de respeito.


honras fúnebres

Honras civis prestadas a um cadáver. = EXÉQUIAS

etimologiaOrigem etimológica:derivação regressiva de honrar.
honrarhonrar
( hon·rar

hon·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Fazer honra a.

2. Conferir honras a.

3. Distinguir.

4. Enobrecer.

5. Prestar veneração a.

6. Ilustrar.

7. [Comércio] [Comércio] Pagar o saque feito por (uma firma).


verbo pronominal

8. Sentir-se lisonjeado.

9. Reputar como honra.

10. Prezar-se.

Auxiliares de tradução

Traduzir "honras" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Peço auxílio para a composição de palavras com prefixos gregos e latinos. Quando são em justaposição e quando são em aglutinação? Minha dúvida neste momento é com a palavra intra + esclerótico.
A existência ou não de hífen depois de prefixos gregos e latinos é difícil de sistematizar em poucas linhas, pois isso difere consoante os prefixos (há até divergências ligeiras entre a norma europeia e a norma brasileira do português, por serem diferentes as obras de maior referência neste aspecto).

No caso de intra- (este caso aplica-se também aos prefixos contra-, extra-, infra-, supra- e ultra-), de acordo com a Base XXIX do Acordo Ortográfico de 1945, deve usar-se hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: intra-arterial, intra-ocular), h (ex.: intra-hepático), r (ex.: intra-raquidiano) ou s (ex.: intra-sinovial). Assim sendo, deve escrever-se intra-esclerótico segundo o Acordo Ortográfico de 1945, para o português de Portugal, ou o Formulário Ortográfico de 1943, para o português do Brasil.

Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, e segundo a Base XVI, o prefixo intra- (assim como todos os prefixos ou elementos prefixais com o mesmo contexto ortográfico, isto é, terminados na letra a) deve aglutinar-se sempre com o elemento seguinte (ex.: intraocular), excepto se este começar por a (ex.: intra-arterial) ou h (ex.: intra-hepático). No caso de o elemento seguinte começar por r ou s, essas consoantes devem ser dobradas (ex.: intrarraquidiano, intrassinovial). Assim sendo, deve escrever-se intraesclerótico segundo o Acordo Ortográfico de 1990.




Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.