PT
BR
Pesquisar
Definições



complemento

A forma complementopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de complementarcomplementar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
complementocomplemento
( com·ple·men·to

com·ple·men·to

)


nome masculino

1. Parte que se junta (ou falta) a outra, para esta formar um todo completo.

2. [Figurado] [Figurado] Remate e acabamento.

3. [Geometria] [Geometria] Ângulo que com outro perfaz 90 graus; ângulo complementar.

4. [Gramática] [Gramática] Palavra ou conjunto de palavras que completam o sentido de outra palavra, de um constituinte ou de uma frase (ex.: complemento do adjectivo; complemento do nome).

5. [Medicina] [Medicina] Sistema imunitário constituído por um conjunto de proteínas sintetizadas em diferentes órgãos e células.


complemento agente da passiva

[Gramática] [Gramática]  Conjunto de palavras que designa o ser que pratica a acção, numa frase na voz passiva, e que corresponde ao sujeito da voz activa geralmente regido pela preposição por ou, mais raramente, pelas preposições de ou com, como em o texto será lido pela aluna, a sala foi inundada de luz ou em evitou que a cave fosse alagada com águas pluviais. = AGENTE DA PASSIVA

complemento directo

[Gramática] [Gramática]  Palavra ou conjunto de palavras que é seleccionado pelo verbo sem intervenção de uma preposição e que é substituível pelos pronomes pessoais acusativos o(s), a(s), como em entregou o relatório ao chefe ou entregou-o ao chefe. = OBJECTO DIRECTO

complemento indirecto

[Gramática] [Gramática]  Palavra ou conjunto de palavras que é seleccionado pelo verbo com intervenção de uma preposição e que é substituível pelos pronomes pessoais dativos me, te, lhe, nos, vos, lhes, como em entregou o relatório ao chefe ou entregou-lhe o relatório. = OBJECTO INDIRECTO

complemento oblíquo

[Gramática] [Gramática]  Palavra ou conjunto de palavras que é seleccionado pelo verbo com intervenção de uma preposição e que não é substituível pelos pronomes pessoais acusativos ou dativos, como em preciso do relatório ou viveu em Londres. = OBJECTO OBLÍQUO

etimologiaOrigem etimológica:latim complementum, -i.

complementarcomplementar
( com·ple·men·tar

com·ple·men·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Dar ou receber complemento. = COMPLETAR

2. Tornar ou tornar-se completo. = COMPLETAR, CONCLUIR


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

3. Que completa ou complementa (ex.: informação complementar). = COMPLETIVO

4. Que serve de complemento ou é relativo a complemento. = COMPLEMENTÁRIO

5. Diz-se da cor que, junta a outra, forma a cor branca.

6. [Geometria] [Geometria] Diz-se do ângulo ou do arco que, com outro, perfaz 90 graus.

7. [Gramática] [Gramática] Que serve de sujeito ou de complemento (ex.: oração complementar). = COMPLETIVO, INTEGRANTE

etimologiaOrigem etimológica:complemento + -ar.

complementocomplemento

Auxiliares de tradução

Traduzir "complemento" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



"Rastreabilidade" pode ou não ser usada em português correcto?
A palavra rastreabilidade (com o significado “qualidade do que é rastreável”), apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, apresenta uma formação correcta (de acordo com o paradigma -ável / -abilidade), pelo que o seu uso é possível. O adjectivo rastreável (de rastrear + sufixo -ável), apesar da sua formação correcta e da sua relativa frequência, apenas se encontra registado no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.



Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.