PT
BR
Pesquisar
Definições



qualidade

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
qualidadequalidade
( qua·li·da·de

qua·li·da·de

)


nome feminino

1. Maneira de ser boa ou má de uma coisa.

2. Superioridade, excelência.

3. Aptidão, disposição feliz.

4. Talento, bons predicados.

5. Título, categoria.

6. Aquilo que caracteriza uma coisa. = CARACTERÍSTICA, PROPRIEDADE

7. Conjunto de traços ou atributos comuns a um conjunto de seres ou coisas. = CARÁCTER, CASTA, CLASSE, ESPÉCIE, ÍNDOLE

8. Condição social, civil, jurídica.

9. Atributo, modalidade, virtude, valor.

10. [Fonética] [Fonética] Conjunto dos atributos fonéticos (altura, intensidade, modo de articulação, timbre) que caracterizam determinado som vocálico (ex.: a qualidade das vogais pode variar).

11. [Desporto] [Esporte] No xadrez, diferença de valor relativo entre uma torre e uma peça de valor menor como um cavalo ou um bispo (ex.: ganhar qualidade; perder qualidade; sacrifício de qualidade).


na qualidade de

A título de, com o estatuto de (ex.: visitou a escola na qualidade de presidente da junta).

qualidade de vida

Conjunto de condições para o bem-estar de um indivíduo ou conjunto de indivíduos.

etimologiaOrigem etimológica:latim qualitas, -atis.

qualidadequalidade

Auxiliares de tradução

Traduzir "qualidade" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Existe a palavra responsível?
A palavra responsível não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, sendo formada a partir da aposição do sufixo -ível à raiz latina respons-, do vocábulo responsum, que significa “resposta”. Embora o adjectivo responsível tenha algumas ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet, o adjectivo responsivo, que partilha do mesmo significado (a que poderá aceder, seguindo a hiperligação), encontra-se dicionarizado, estando o seu uso mais difundido.



Seríssimo ou seriíssimo?
Ambas as formas seríssimo e seriíssimo podem ser consideradas correctas como superlativo absoluto sintético do adjectivo sério.

O superlativo absoluto sintético simples, isto é, o grau do adjectivo que exprime, através de uma só palavra, o elevado grau de determinado atributo, forma-se pela junção do sufixo -íssimo ao adjectivo (ex.: altíssimo).

No caso de grande número de adjectivos terminados em -eio e em -io, a forma gerada apresenta geralmente dois ii, um pertencente ao adjectivo, o outro ao sufixo (ex.: cheiíssimo, feiíssimo, maciíssimo, vadiíssimo).

Há alguns adjectivos, porém, como sério, que podem gerar duas formas de superlativo absoluto sintético: seriíssimo ou seríssimo. No entanto, como é referido por Celso Cunha e Lindley Cintra na sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, p. 260), parece haver uma maior aceitação das formas com apenas um i: “Em lugar das formas superlativas seriíssimo, necessariíssimo e outras semelhantes, a língua actual prefere seríssimo, necessaríssimo, com um só i”. O mesmo sucede com necessário, ordinário, precário ou sumário, por exemplo.