PT
BR
Pesquisar
Definições



qual

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
qualqual


pronome relativo

1. Usa-se precedido de artigo definido para introduzir uma frase ou oração relativa, servindo de sujeito e relacionado com um antecedente (ex.: escreveu um tratado, o qual foi obra de referência durante décadas). = QUE

2. Usa-se precedido de artigo definido para introduzir uma frase ou oração relativa, servindo de complemento directo e relacionado com um antecedente (ex.: recebi uma carta vossa, a qual li com toda a atenção). = QUE

3. Usa-se precedido de artigo definido para introduzir uma frase ou oração relativa, servindo de complemento indirecto ou de complemento preposicionado e relacionado com um antecedente (ex.: a pessoa à qual entregou a tarefa é competente; os rapazes dos quais falavam são filhos dela; o assunto ao qual se referem está encerrado). = QUE


determinante interrogativo

4. Serve para determinar algo ou alguém entre vários (ex.: o jogador ainda não sabe com qual camisola entrará em campo; qual livro quer comprar?). = QUE


pronome interrogativo

5. Usa-se para questionar algo ou alguém de entre vários (ex.: cabe ao vencedor dizer qual dos prémios prefere; tendo de escolher entre dois males, qual é o menor?).


conjunção comparativa

6. Usa-se para ligar frases por subordinação e indica comparação (ex.: retrai-se quando lhe tocam, qual animal acossado; o líder resolveu lutar qual um samurai lutaria).


interjeição

7. Usa-se para exprimir dúvida, incredulidade ou negação.

8. Usa-se seguido de nome e, geralmente, das locuções qual carapuça ou qual quê, para indicar negação (ex.: qual engenheiro, qual carapuça, ele é um aldrabão; o carro dele é alugado, qual carro novo, qual quê!).

vistoPlural: quais.
etimologiaOrigem etimológica:latim qualis, -e.
iconPlural: quais.
Ver também resposta à dúvida: pronomes relativos "que" e "o qual".


Dúvidas linguísticas



Poderiam esclarecer o feminino de chimpanzé? Seria a chimpanzé ou o chimpanzé fêmea?
A palavra chimpanzé é um epiceno, isto é, um substantivo que tem apenas um género (masculino ou feminino) para designar um animal, seja ele macho ou fêmea. Sempre que é necessário referir o sexo dos animais, usa-se as palavras macho ou fêmea pospostas ao nome do animal. Por este motivo, o feminino de chimpanzé deverá ser o chimpanzé fêmea. Se se tratasse de girafa, o masculino seria a girafa macho.

Além de chimpanzé, são também exemplos de epiceno palavras como falcão, girafa, melga ou tigre.




A palavra moral é classificada como masculina ou feminina?
Tal como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra moral é usada como masculina e como feminina, consoante o seu significado.

Enquanto substantivo, designando “estado de espírito, disposição”, a palavra moral é do género masculino: “É preciso levantar o moral dos jogadores!”. Nos restantes sentidos mencionados no Dicionário Priberam – “conjunto de costumes, regras”; “ética”; “lição, ensinamento” – o substantivo moral é do género feminino: “De acordo com a moral e os bons costumes.”; “Escreveu um artigo sobre os princípios da moral kantiana.”; “Qual é a moral da história dos Três Porquinhos?”.

Enquanto adjectivo, a palavra moral (= relativo aos costumes, à ética) é usada quer com nomes (substantivos) masculinos, quer com nomes femininos: “Temos o dever moral de ajudar os outros.”, “Há normas morais que é preciso cumprir.”.