pronome relativo
1.
Usa-se precedido de artigo definido para introduzir uma frase ou oração relativa, servindo de sujeito e relacionado com um antecedente (ex.: escreveu um tratado, o qual foi obra de referência durante décadas).
=
QUE
2.
Usa-se precedido de artigo definido para introduzir uma frase ou oração relativa, servindo de complemento directo e relacionado com um antecedente (ex.: recebi uma carta vossa, a qual li com toda a atenção).
=
QUE
3.
Usa-se precedido de artigo definido para introduzir uma frase ou oração relativa, servindo de complemento indirecto ou de complemento preposicionado e relacionado com um antecedente (ex.: a pessoa à qual entregou a tarefa é competente; os rapazes dos quais falavam são filhos dela; o assunto ao qual se referem está encerrado).
=
QUE
determinante interrogativo
4.
Serve para determinar algo ou alguém entre vários (ex.: o jogador ainda não sabe com qual camisola entrará em campo; qual livro quer comprar?).
=
QUE
pronome interrogativo
5.
Usa-se para questionar algo ou alguém de entre vários (ex.: cabe ao vencedor dizer qual dos prémios prefere; tendo de escolher entre dois males, qual é o menor?).
conjunção comparativa
6.
Usa-se para ligar frases por subordinação e indica comparação (ex.: retrai-se quando lhe tocam, qual animal acossado; o líder resolveu lutar qual um samurai lutaria).
interjeição
7.
Usa-se para exprimir dúvida, incredulidade ou negação.
8.
Usa-se seguido de nome e, geralmente, das locuções qual carapuça ou qual quê, para indicar negação (ex.: qual engenheiro, qual carapuça, ele é um aldrabão; o carro dele é alugado, qual carro novo, qual quê!).
Origem etimológica: latim qualis, -e.
Plural: quais.
Plural: quais.