Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

clique

cliqueclique | n. m.
cliqueclique | n. f.
1ª pess. sing. pres. conj. de clicarclicar
3ª pess. sing. imp. de clicarclicar
3ª pess. sing. pres. conj. de clicarclicar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

cli·que cli·que 1


(inglês click)
nome masculino

1. Leve ruído, seco e claro. = ESTALIDO

2. [Fonética]   [Fonética]  Som consonântico oclusivo semelhante a um estalido, existente em algumas línguas bantas e em línguas como o bosquímano ou o hotentote.

3. [Informática]   [Informática]  Acto ou efeito de clicar (ex.: se fizer clique numa palavra, pode aceder à sua definição no dicionário).


cli·que cli·que 2


(francês clique)
nome feminino

1. [Depreciativo]   [Depreciativo]  Grupo de malfeitores ou de pessoas consideradas pouco recomendáveis. = BANDO, CATERVA, CORJA, PANDILHA, QUADRILHA, SÚCIA

2. [Depreciativo]   [Depreciativo]  Grupo exclusivista de pessoas que defendem interesses comuns, geralmente pouco claros.

3. [Informal]   [Informal]  Grupo de pessoas com actividades ou interesses afins. = MALTA, PESSOAL


cli·car cli·car

- ConjugarConjugar

(inglês [to] click)
verbo transitivo

1. [Informática]   [Informática]  Pressionar um dos botões do rato ou do teclado.

2. [Informática]   [Informática]  Escolher uma opção ou desencadear uma acção através de um botão ou de uma tecla real ou virtual.

verbo intransitivo

3. Fazer um clique ou um estalido.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "clique" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Clique aqui para conferir o edital e as fichas de inscrição ..

Em www.rafaelnemitz.com

Botão ampliado do Internacional 2022: clique na imagem para ampliar Botão baseado no uniforme Home do Internacional fornecido pela Adidas...

Em Artes para Botão

Clique aqui para ler o relato completo desse acidente..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Para acessá-la, clique aqui..

Em Caderno B

...Mártir Benigna: Primeira Beata do Ceará Para entender mais sobre o Rito de Beatificação, clique aqui..

Em Blog da Sagrada Família
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A minha questão é sobre a palavra transgénico, relativamente à alteração genética de vegetais e plantas. Como se diz correctamente?
A dúvida parece recair sobre a pronúncia do -s- na primeira sílaba da palavra transgénico. Se as sílabas fossem lidas pausadamente, a sua transcrição corresponderia a trans [trãZ] - ['] - ni [ni] - co [ku], o que originaria uma repetição do som [Z] (este símbolo representa o som da letra j em já ou judo, mas é também o som correspondente à letra s quando esta precede uma consoante sonora, como o som [Z]): [trãZ'ZÈniku]. No entanto, como o nosso sistema articulatório tem dificuldade em pronunciar duas consoantes idênticas seguidas, elas são fundidas num só som: [trã'ZÈniku].




Agradeço, se possível, que me esclareçam sobre o significado e origem da palavra "sôbolos", agora tão em voga pelo lançamento da última obra do escritor Lobo Antunes e tão conhecida na expressão primeira de Camões.
A palavra sôbolos corresponde à flexão do masculino plural de sôbolo. Esta é uma forma do português antigo, contracção da preposição sobre com artigo definido antigo lo e pode ter as flexões sôbola, sôbolos, sôbolas, equivalentes, respectivamente, a sobre a, sobre os, sobre as.

É de referir que a recente obra de António Lobo Antunes (Sôbolos Rios Que Vão) retoma o primeiro verso de uma redondilha de Camões que, em algumas edições com actualização gráfica, é por vezes transcrito "Sobre os rios que vão".

pub

Palavra do dia

qui·cha·ça qui·cha·ça


(alteração de cachaça)
nome feminino

[Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Acto ou estado de quem repete ou mantém uma afirmação, uma acção ou um comportamento, sem desistir ou aceitar recusa. = CASMURRICE, OBSTINAÇÃO, TEIMA, TEIMOSIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/clique [consultado em 20-05-2022]