PT
BR
Pesquisar
Definições



promessa

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
promessapromessa
|é| |é|
( pro·mes·sa

pro·mes·sa

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de prometer. = PROMETIMENTO, PROMISSÃO

2. Declaração em que se anuncia a outrem ou a si mesmo uma acção futura ou intenção de dar, cumprir, fazer ou dizer algo.

3. [Figurado] [Figurado] Esperança fundada em aparências.

4. Acordo, oral ou escrito, em que as partes se obrigam a cumprir o estabelecido (ex.: promessa de compra e venda). = COMPROMISSO

5. [Religião] [Religião] Oferta ou obrigação a que alguém se compromete perante uma divindade ou um santo para obtenção de uma graça. = VOTO

etimologiaOrigem etimológica:latim promissa, plural neutro de promissus, -a, -um, particípio passado de promitto, -ere, enviar para diante, deixar ir para diante, deixar crescer, garantir, assegurar.

promessapromessa

Auxiliares de tradução

Traduzir "promessa" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




À custa ou às custas?
Ambas as locuções prepositivas à custa de e às custas de são possíveis e sinónimas (ex.: Ele vive à(s) custa(s) dos pais; Subiu na vida à(s) custa(s) de muito esforço), encontrando-se atestadas em dicionários recentes de língua portuguesa, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa / Editorial Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição brasileira da Editora Objetiva, 2001; edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002).