PT
BR
Pesquisar
Definições

gozar

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
gozargozar
( go·zar

go·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tirar gozo ou prazer de (ex.: gostamos de gozar a vida; gozar a calma e o silêncio). = DESFRUTAR, FRUIR

2. Usar ou aproveitar alguma coisa (ex.: gozar as férias). = FRUIR, USUFRUIR

3. Estar na posse ou no gozo de (ex.: o avô ainda goza de muito boa memória; a empresa goza de fama internacional). = POSSUIR


verbo transitivo e intransitivo

4. Fazer troça ou rir de (ex.: na infância gozava a irmã por causa dos dentes; não goze com isso; pare de gozar, por favor). = TROÇAR


verbo intransitivo

5. Passar boa vida. = DIVERTIR-SESOFRER

6. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Ter um orgasmo. = VIR-SE

etimologiaOrigem etimológica:gozo + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "gozar" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Ao fazer a pesquisa do termo prescindir, observei que constava como verbo intransitivo. Pesquisei, no entanto, no dicionário Aurélio e constava como verbo transitivo. Gostaria de alertar para esse possível erro.
Apesar de, actualmente, o verbo prescindir dever ser considerado um verbo transitivo indirecto, como faz o Aurélio, a classificação mais tradicional em dicionários portugueses (diferentemente de dicionários brasileiros como o Aurélio ou o Houaiss) é classificar verbos com regência de proposições que não sejam a (como "entregar a") como intransitivos (como é o caso de "prescindir de"). Em casos semelhantes, é normal encontrar discrepâncias entre dicionários portugueses e brasileiros, sendo a classificação dos segundos geralmente mais rigorosa.



Gostaria de saber se a palavra desadequabilidade existe, se está correcta ou incorrectamente escrita, e qual seria a alternativa.
Ainda que não se encontre em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, a palavra desadequabilidade encontra-se bem formada, através da aposição do sufixo de negação des- ao substantivo adequabilidade. No entanto, o uso do substantivo inadequabilidade (com o prefixo de negação in-) seria mais aconselhado, uma vez que se encontra registado na maior parte dos dicionários de língua portuguesa e apresenta uso generalizado, a julgar pelas pesquisas efectuadas em corpora e na Internet.