PT
BR
Pesquisar
Definições



plataforma

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
plataformaplataforma
( pla·ta·for·ma

pla·ta·for·ma

)
Imagem

Estrutura ou estrado fixo à altura das portas das carruagens, para embarque e desembarque nas estações de caminhos-de-ferro (ex.: cuidado com o espaço entre o comboio e a plataforma).


nome feminino

1. Superfície horizontal e plana, mais alta do que o solo que a rodeia.

2. Cobertura plana de um edifício. = AÇOTEIA, TERRAÇO

3. Estrutura ou estrado fixo à altura das portas das carruagens, para embarque e desembarque nas estações de caminhos-de-ferro (ex.: cuidado com o espaço entre o comboio e a plataforma).Imagem

4. Estrado nos elétricos, por onde saem e entram os passageiros.

5. [Termo ferroviário] [Termo ferroviário] Vagão raso e sem bordar, usado para transporte de mercadorias.

6. [Termo ferroviário] [Termo ferroviário] Estrado na parte posterior da locomotiva, onde vai o maquinista.

7. [Fortificação] [Fortificação] Obra de terra ou de madeira em que assenta a artilharia.

8. Conjunto explícito de ideias, princípios ou objectivos (ex.: plataforma eleitoral).

9. Lugar, oportunidade ou conjunto de meios para expressar ideias ou iniciar acções (ex.: plataforma de entendimento).

10. Parte de certo tipo de calçado que assenta no chão e eleva em vários centímetros toda a sola.

11. [Figurado] [Figurado] Realidade exterior que pode enganar. = APARÊNCIA, SIMULACRO

12. [Informática] [Informática] Tipo de sistema computacional estabelecido pelo hardware e pelo sistema operativo, que define como pode ser usado e qual o software compatível.


plataforma continental

[Geologia] [Geologia]  Parte do fundo marítimo que começa na linha da costa e desce até aos 200 metros de profundidade.

plataforma giratória

[Termo ferroviário] [Termo ferroviário]  Disco móvel em torno de um eixo central, no qual se colocam as locomotivas ou as carruagens que se querem mudar de direcção.

plataforma petrolífera

Estrutura construída no alto-mar que é usada para a exploração de petróleo.

plataforma submarina

[Geologia] [Geologia]  O mesmo que plataforma continental.

etimologiaOrigem etimológica: francês plate-forme.
plataformaplataforma

Auxiliares de tradução

Traduzir "plataforma" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de esclarecimento quanto ao uso do se não e senão.
Para a distinção entre a palavra senão e a locução se não, é necessário analisar os contextos em que as mesmas ocorrem.

A palavra senão pode ter vários usos, consoante a classe gramatical a que pertence. Como preposição, é usada antes de grupos nominais ou frases infinitivas para indicar uma excepção ou uma restrição, geralmente em frases negativas (ex.: não comeu nada senão chocolates; não fazia senão resmungar; não teve alternativa senão refazer o trabalho) ou interrogativas (ex.: que alternativa tenho senão refazer tudo? fazes outra coisa senão dormir?). Como conjunção, a palavra é usada para introduzir uma frase subordinada que indica uma consequência se houver negação do que é dito na oração principal (ex.: estuda, senão terás negativa no teste = não estudas, então tens negativa no teste). Pode ainda ser substantivo, indicando uma “qualidade negativa” (ex.: a casa tem apenas um senão: é muito fria no Inverno).

Os contextos acima (especialmente aquele em que senão é conjunção) são frequentemente confundidos com o uso da palavra se seguida do advérbio não. De entre os valores de se (enunciados na resposta se: conjunção ou pronome), os que mais frequentemente aparecem combinados com o advérbio não são os de conjunção condicional (ex. poderá incorrer em contra-ordenação, se não respeitar o código da estrada; agiu como se não tivesse acontecido nada) e de conjunção integrante (ex.: perguntou se não havia outra solução; verificou se não se esquecera de nada).

A confusão que alguns falantes fazem entre estas construções advém adicionalmente do facto de o uso como conjunção senão poder ocorrer algumas vezes no mesmo contexto do uso da conjunção condicional se. Por exemplo, na frase estuda, senão terás negativa no teste é possível admitir o uso da conjunção se seguida do advérbio não, partindo da hipótese de que se pode tratar de uma oração condicional em que o verbo está omitido (estuda, se não [estudares] terás negativa no teste). O uso da locução se não nos contextos de senão como preposição e como substantivo é incorrecta (ex.: *não comeu nada se não chocolates; *a casa tem apenas um se não) e vice-versa (ex.: *agiu como senão tivesse acontecido nada; *verificou senão se esquecera de nada).

Há outros contextos mais raros em que há ocorrência de se seguido de não, como na inversão da ordem normal do advérbio e do pronome clítico se (ex.: é bom que se não experimente uma tragédia semelhante = que não se experimente).




Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).