PT
BR
Pesquisar
Definições



nosso

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
nossonosso
|nó| |nó|
( nos·so

nos·so

)


determinante e pronome possessivo

1. Usa-se para indicar que algo é pertencente ou relativo à pessoa ou pessoas que falam ou escrevem, à primeira pessoa do plural (ex.: gosto muito da nossa fotografia; este carro é nosso; os bilhetes estão à venda e já reservei os nossos).

2. Relativo ao país em que nasceu quem fala ou escreve ou a um grupo em que se integra (ex.: ele aprecia a nossa gastronomia; gosto de ver todos os atletas, mas só estou a a acompanhar os nossos).


os nossos

Conjunto dos familiares da pessoa ou pessoas que falam ou escrevem; a nossa família (ex.: os nossos estão bem).ALHEIOS

Conjunto dos amigos ou aliados de quem fala ou escreve ou o grupo em que este ou estes se integram (ex.: a avó é das nossas, gosta de dançar).

etimologiaOrigem etimológica:latim nostrus, -a, -um.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



A palavra moral é classificada como masculina ou feminina?
Tal como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra moral é usada como masculina e como feminina, consoante o seu significado.

Enquanto substantivo, designando “estado de espírito, disposição”, a palavra moral é do género masculino: “É preciso levantar o moral dos jogadores!”. Nos restantes sentidos mencionados no Dicionário Priberam – “conjunto de costumes, regras”; “ética”; “lição, ensinamento” – o substantivo moral é do género feminino: “De acordo com a moral e os bons costumes.”; “Escreveu um artigo sobre os princípios da moral kantiana.”; “Qual é a moral da história dos Três Porquinhos?”.

Enquanto adjectivo, a palavra moral (= relativo aos costumes, à ética) é usada quer com nomes (substantivos) masculinos, quer com nomes femininos: “Temos o dever moral de ajudar os outros.”, “Há normas morais que é preciso cumprir.”.




Há derivação da palavra sazonal para sazonalidade?
A palavra sazonalidade é composta por derivação, através da adjunção do sufixo -idade ao adjectivo sazonal.