PT
BR
Pesquisar
Definições



nossa

A forma nossapode ser [feminino singular de nossonosso] ou [interjeição].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
nossanossa
( nos·sa

nos·sa

)


interjeição

[Informal] [Informal] Exprime admiração ou espanto (ex.: Nossa, que incrível! Como o tempo passa, nossa!).

etimologiaOrigem etimológica:redução de Nossa Senhora.
nossonosso
|nó| |nó|
( nos·so

nos·so

)


determinante e pronome possessivo

1. Usa-se para indicar que algo é pertencente ou relativo à pessoa ou pessoas que falam ou escrevem, à primeira pessoa do plural (ex.: gosto muito da nossa fotografia; este carro é nosso; os bilhetes estão à venda e já reservei os nossos).

2. Relativo ao país em que nasceu quem fala ou escreve ou a um grupo em que se integra (ex.: ele aprecia a nossa gastronomia; gosto de ver todos os atletas, mas só estou a a acompanhar os nossos).


os nossos

Conjunto dos familiares da pessoa ou pessoas que falam ou escrevem; a nossa família (ex.: os nossos estão bem).ALHEIOS

Conjunto dos amigos ou aliados de quem fala ou escreve ou o grupo em que este ou estes se integram (ex.: a avó é das nossas, gosta de dançar).

etimologiaOrigem etimológica:latim nostrus, -a, -um.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Quando um pessoa está sem dentes dizemos que está banguela. Se fosse masculino como devemos dizer? Ele é banguelo ou ele está banguela?
A palavra banguela, tal como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, pode ser utilizada como adjectivo de dois géneros ou como substantivo de dois géneros, o que significa que apenas varia em número (ex.: ele é banguela, ela é banguela, eles são banguelas, elas são banguelas). Existe ainda o sinónimo banguelo, registado, por exemplo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, variável quer em género quer em número (ex.: ele é banguelo, ela é banguela, eles são banguelos, elas são banguelas).



Gostaria de saber o porque se usa tanto apartir de ou concerteza sendo que o correto é a partir de e com certeza ?
Este fenómeno acontece frequentemente com locuções muito usuais em que os utilizadores da língua têm dificuldades em identificar as fronteiras das palavras, o que tem como consequência erros ortográficos como apartir de (em vez de a partir de), concerteza (em vez de com certeza) ou derrepente (em vez de de repente).