Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

asnos

masc. pl. de asnoasno
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

as·no as·no


(latim asinus, -i, burro, jumento)
nome masculino

1. Mamífero quadrúpede (Equus asinus) da família dos equídeos. = BURRO, JUMENTO

2. [Depreciativo]   [Depreciativo]  Pessoa estúpida. = BURRO, JUMENTO

adjectivo
adjetivo

3. Parvo, ignorante, pedante.

4. [Popular]   [Popular]  Atrevido.

Confrontar: asmo.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "asnos" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Uns asnos ..

Em www.tonygoes.com.br

...duas semanas atrás, o canal vem sendo notícia toda vez que algum de seus asnos comentaristas zurra mais alto do que de costume..

Em www.tonygoes.com.br

Não dá para exigir que asnos como ele saibam um mínimo de história..

Em www.tonygoes.com.br

...lei capitaneado pela deputada Marília Arraes (PT-PE) foi obviamente vetado pelo Biroliro, depois de asnos como Abrahm Wejngarten terem apelidado a ideia de Chicobrás..

Em www.tonygoes.com.br

...doença infectocontagiosa grave, causada pela bactéria Burkholderia mallei, e acomete principalmente os equídeos (cavalos, asnos e mulas)..

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se a palavra meta informação leva hífen ou não, dado que meta termina em vogal e informação começa igualmente por vogal.
A palavra metainformação deverá ser escrita sem hífen e sem espaço entre os elementos que a compõem. O novo Acordo Ortográfico não altera a grafia desta palavra.

Com o Acordo de 1990, há, no entanto, uma alteração ortográfica que afecta este elemento meta-.
Segundo a interpretação do Acordo de 1945 de Rebelo Gonçalves, que é uma referência incontornável para a lexicografia portuguesa, este elemento prefixal não deve ser seguido de hífen em nenhuma circunstância (ex.: metacromatismo, metassíncrise).
Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, na Base XVI, o prefixo meta- deverá ser seguido de hífen apenas se a palavra seguinte começar pela mesma vogal em que termina, isto é, por a (ex.: meta-análise), ou por h (ex.: meta-história).




Qual o significado das palavras ambrósia e ambrosia? Estes nomes estão corretos sendo sinónimos de um doce com ovos?
De acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves e com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, as palavras ambrosia e ambrósia têm significados distintos. Ambrosia refere-se, na mitologia grega, ao alimento dos deuses que os mantém imortais; tem também os significados “comida ou bebida que delicia”, “qualquer coisa que dá prazer” e “doce de ovos” (sendo este último significado um regionalismo brasileiro). A palavra ambrósia designa várias espécies de plantas da família das compostas e das quenopodiáceas. Ambas as obras referidas indicam ser a acentuação proparoxítona (ambrósia) a mais correcta para esta palavra, apesar de o uso ter consagrado a variante paroxítona (ambrosia), sendo esta a razão pela qual alguns dicionários consideram que se trata da mesma palavra, uma vez que a acepção de Botânica deriva do latim científico, que é baseado no latim clássico; é por este motivo que o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa apresenta apenas a entrada ambrósia.
pub

Palavra do dia

pro·pri·a·gem pro·pri·a·gem


(redução de apropriagem)
nome feminino

1. [Chapelaria]   [Chapelaria]  Trabalho de acabamento do chapéu, depois da preparação do feltro ou da tintura. = APROPRIAGEM

2. [Chapelaria]   [Chapelaria]  Oficina onde se preparam chapéus.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/asnos [consultado em 27-01-2022]