Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

benesse

benessebenesse | n. f. ou m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

be·nes·se |né|be·nes·se |né|


(talvez do latim bene, bem + esse, infinitivo de sum, esse, ser)
nome feminino ou masculino

1. [Eclesiástico]   [Eclesiástico]  Rendimento que o pároco aufere de baptizados, casamentos e enterros. = PÉ-DE-ALTAR

2. Lucro ou rendimento obtido sem trabalho ou sem esforço. = PECHINCHA

3. Aquilo que é benéfico ou proveitoso. = BENEFÍCIO, VANTAGEM

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Foi-me concedida a benesse de pernoitar num dos luxuosos quartos, do Hotel Palácio Estoril, que muito agradeço a...

Em IN Parties

...Açores e da Madeira, foram uma "conquista" dos povos insulares e não uma " benesse " e admitiu que o processo autonómico pode ainda evoluir nas regiões

Em www.ultraperiferias.pt

Esta benesse do ACO à Alpine poderá significar que a marca francesa avançará com a construção...

Em Continental Circus

...criação da associação “ Amigos da Casa de António Salvado ”, não é uma benesse , mas antes, uma

Em Castelo Branco - O ALBICASTRENSE

...urinário separando as bolinhas de naftalina com o seu fluxo hídrico, e agradecido pela benesse inesperada das máscaras, que protegem nossas bocas de sorrisos amarelos como o xixi..

Em VARAL de IDÉIAS
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Numa pesquisa no Google, encontrei várias vezes a expressão "há espera", por exemplo: "torneios há espera de concorrentes". É correcto dizer "há espera"? Não será "à espera"?
No contexto que refere, deverá ser utilizada a locução prepositiva à espera de, que significa “aguardando por” (torneios à espera de concorrentes) e que poderá encontrar registada, por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, que também regista a locução adverbial à espera (Ex.: os doentes já estão à espera há muito tempo). Esta locução tem estrutura semelhante a muitas outras locuções prepositivas em português (contracção da preposição a com o artigo definido a seguida de substantivo feminino e da preposição de), como, por exemplo, à beira de, à conta de, à disposição de, à frente de. A expressão há espera poderá apenas ser usada em contextos onde se pretenda dizer que "existe uma espera" (ex.: nos acessos à ponte há espera prolongada).
pub

Palavra do dia

e·ril e·ril


(latim aereus, -a, -um, de cobre ou bronze + -il)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que é feito ou coberto de cobre, bronze ou latão.

2. Da cor do bronze. = BRÔNZEO


SinónimoSinônimo Geral: ÉREO

Confrontar: heril.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/benesse [consultado em 27-10-2021]