PT
BR
Pesquisar
Definições



benevolentíssimo

A forma benevolentíssimopode ser [derivação masculino singular de benevolentebenevolente], [derivação masculino singular de benévolobenévolo] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
benevolentíssimobenevolentíssimo
( be·ne·vo·len·tís·si·mo

be·ne·vo·len·tís·si·mo

)


adjectivoadjetivo

Muito benévolo ou benevolente.MALEVOLENTÍSSIMO

etimologiaOrigem etimológica: benevolente + -íssimo.
benévolobenévolo
( be·né·vo·lo

be·né·vo·lo

)


adjectivoadjetivo

1. Que deseja bem aos outros.MALQUERENTE

2. Que mostra boa vontade ou boa disposição em relação aos outros.

3. Que traz benefícios ou coisas agradáveis. = BENIGNOMALIGNO

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: BENEVOLENTE
sinonimo ou antonimoAntónimoAntônimo geral: MALEVOLENTE, MALÉVOLO

vistoSuperlativo: benevolentíssimo.
iconSuperlativo: benevolentíssimo.
benevolentebenevolente
( be·ne·vo·len·te

be·ne·vo·len·te

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que deseja bem aos outros.MALQUERENTE

2. Que mostra boa vontade ou boa disposição em relação aos outros.

3. Que traz benefícios ou coisas agradáveis. = BENIGNOMALIGNO

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: BENÉVOLO
sinonimo ou antonimoAntónimoAntônimo geral: MALEVOLENTE, MALÉVOLO

etimologiaOrigem etimológica: latim benevolens, -entis.
benevolentíssimobenevolentíssimo


Dúvidas linguísticas



Como se escreve, em números, um milhão? Com pontos, sem pontos e com espaços ou sem pontos e sem espaços? 1.000.000, 1 000 000 ou 1000000?
Não há qualquer norma ortográfica para o uso de um separador das classes de algarismos (unidades, milhares, milhões, etc.) ou para o separador das casas decimais, pois o Acordo Ortográfico de 1945 e o Acordo Ortográfico de 1990 (os textos legais reguladores da ortografia portuguesa) são omissos.

Há várias opiniões sobre o assunto e a maioria dos livros de estilo (veja-se, a título de exemplo, o texto disponibilizado pelo jornal Público no seu Livro de Estilo, artigo "Números", ponto 1.), prontuários e consultores linguísticos para o português defende o uso do ponto a separar as classes de algarismos (ex.: 1.000.000) e da vírgula para separar a parte inteira da parte decimal (ex.: 100,5).

Como se trata de uma questão de metrologia, mais do que de ortografia, a resolução n.º 10 (https://www.bipm.org/fr/CGPM/db/22/10/) da 22.ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (Paris, 12 - 17 de Outubro de 2003) organizada pelo Bureau International des Poids et Mesures, em que Portugal participou, é importante e pode contribuir para a uniformização nesta questão (esta resolução apenas reforça a resolução n.º 7 [https://www.bipm.org/fr/CGPM/db/9/7/] da 9.ª Conferência ocorrida em 1948, que apontava no mesmo sentido): o símbolo do separador decimal poderá ser a vírgula ou o ponto (sobretudo nos países anglo-saxónicos e em teclados de computadores e calculadoras); apenas para facilitar a leitura, os números podem ser divididos em grupos de três algarismos (que correspondem às classes das unidades, milhares, milhões, etc.), a contar da direita, mas estes grupos não devem nunca ser separados por pontos ou por vírgulas (ex.: 1 000 000,5 ou 1 000 000.5 e não 1.000.000,5 ou 1,000,000.5).

Por respeito pelas convenções internacionais e por uma questão de rigor (é fácil de concluir que a utilização do ponto ou da vírgula para separar as classes de algarismos num número que contenha casas decimais pode gerar equívocos), é aconselhável não utilizar outro separador para as classes de algarismos senão o espaço (ex.: 1000000 ou 1 000 000).




Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).