PT
BR
Pesquisar
Definições



asinário

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
asinárioasinário
( a·si·ná·ri·o

a·si·ná·ri·o

)


adjectivoadjetivo

1. De asno.

2. Próprio de asno.

3. [Figurado] [Figurado] Que tem ou mostra grande dificuldade em compreender ou julgar por falta de inteligência. = BURRO, ESTULTO, ESTÚPIDO, IMBECIL, NÉSCIO, PARVO, TOLOESPERTO, INTELIGENTE

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: ASININO, ASNAL, ASNÁTICO

etimologiaOrigem etimológica:latim asinarius, -a, -um.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Na frase Os únicos defeitos dela são ser chata e teimosa estou em dúvida quanto ao uso da palavra único no plural.
O substantivo defeito é masculino (ex.: o copo tem um defeito) e o adjectivo único concorda em género e número com o substantivo que modifica (ex.: nestas férias não leu um único livro, vendeu as únicas jóias que possuía), pelo que a frase Os únicos defeitos dela são ser chata e teimosa está correcta.



Não encontro em dicionários a palavra discursante. Será aceitável como sinónimo de discursista ou discursador?
Apesar de não se encontrar em nenhum dicionário consultado, a palavra discursante está registada pelo menos em duas obras de referência, no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Âncora Editora, Lisboa, 2001) e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras, mas apenas como adjectivo (ex.: O convidado discursante enganou-se) e não como substantivo (ex.: O discursante enganou-se). No entanto, a palavra discursante segue as regras de boa formação da língua portuguesa e não há motivo, a não ser a tradição lexicográfica, para não poder ser sinónimo de discursista e de discursador, seja como substantivo seja como adjectivo.