PT
BR
Pesquisar
Definições



concha

A forma conchapode ser [feminino singular de conchoconcho], [segunda pessoa singular do imperativo de concharconchar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de concharconchar], [nome feminino plural] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
conchaconcha
( con·cha

con·cha

)
Imagem

ZoologiaZoologia

Invólucro calcário do corpo de certos moluscos.


nome feminino

1. [Zoologia] [Zoologia] Invólucro calcário do corpo de certos moluscos.Imagem

2. [Zoologia] [Zoologia] Estrutura óssea que reveste o corpo dos quelónios, composta por uma parte dorsal (carapaça) e por uma parte ventral (plastrão).Imagem = CASCO

3. Chapa com argola que serve de puxador de gaveta.

4. Colher grande, funda e de cabo comprido, geralmente usada para servir sopa ou outros alimentos líquidos (ex.: concha da sopa).Imagem = CAÇO

5. Conteúdo dessa colher (ex.: comeu três conchas de canja).

6. [Informal] [Informal] [Anatomia] [Anatomia] Parte cartilaginosa exterior do ouvido.Imagem = CONCA, PAVILHÃO AURICULAR

7. [Armamento] [Armamento] Caçoleta do canhão.

8. Pedra inferior do moinho.

9. Enseada.

conchas


nome feminino plural

10. Forma de fundir artilharia.

etimologiaOrigem etimológica:latim conchula, pequena concha, diminutivo de concha, -ae, do grego kógkhê, -ês, mexilhão, amêijoa, concha.

iconeConfrontar: conca.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:concharia, concheira, concheiro.
conchoconcho
( con·cho

con·cho

)
Imagem

MoçambiqueMoçambique

Embarcação tradicional, esguia e comprida, geralmente escavada no tronco de uma árvore.


adjectivoadjetivo

1. Enfatuado.

2. Presunçoso; muito senhor de si. = PRESUNÇOSO


nome masculino

3. [Regionalismo] [Regionalismo] Vaso de cortiça ou de folha, com um cabo comprido, e que serve para tirar água dos poços nas regas.

4. [Moçambique] [Moçambique] Embarcação tradicional, esguia e comprida, geralmente escavada no tronco de uma árvore.Imagem = ALMADIA

etimologiaOrigem etimológica:concha.

concharconchar
( con·char

con·char

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

O mesmo que conchear.

etimologiaOrigem etimológica:concha + -ar.

conchaconcha

Auxiliares de tradução

Traduzir "concha" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se "frigidíssimo" é superlativo absoluto sintético de "frio".
Os adjectivos frio e frígido têm em comum o superlativo absoluto sintético frigidíssimo, pois provêm ambos do étimo latino frigidus.



Desde sempre usei a expressão quando muito para exprimir uma dúvida razoável ou uma cedência como em: Quando muito, espero por ti até às 4 e 15. De há uns tempos para cá, tenho ouvido E LIDO quanto muito usado para exprimir o mesmo. Qual deles está certo?
No que diz respeito ao registo lexicográfico de quando muito ou de quanto muito, dos dicionários de língua que habitualmente registam locuções, todos eles registam apenas quando muito, com o significado de “no máximo” ou “se tanto”, nomeadamente o Grande Dicionário da Língua Portuguesa (coordenado por José Pedro Machado, Lisboa: Amigos do Livro Editores, 1981), o Dicionário Houaiss (Lisboa: Círculo de Leitores, 2002) e o Dicionário Aurélio (Curitiba: Positivo, 2004). A única excepção é o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências (Lisboa: Verbo, 2001), que regista como equivalentes as locuções adverbiais quando muito e quanto muito. Do ponto de vista lógico e semântico, e atendendo às definições e distribuições de quando e quanto, a locução quando muito é a que parece mais justificável, pois uma frase como quando muito, espero por ti até às 4 e 15 seria parafraseável por espero por ti até às 4 e 15, quando isso já for muito ou demasiado. Do ponto de vista estatístico, as pesquisas em corpora e em motores de busca evidenciam que, apesar de a locução quanto muito ser bastante usada, a sua frequência é muito inferior à da locução quando muito. Pelos motivos acima referidos, será aconselhável utilizar quando muito em detrimento de quanto muito.