Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

embarcação

embarcaçãoembarcação | n. f.
derivação fem. sing. de embarcarembarcar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

em·bar·ca·ção em·bar·ca·ção


(embarcar + -ção)
nome feminino

1. Estrutura ou construção destinada a flutuar e deslocar-se sobre a água, geralmente transportando pessoas ou carga (ex.: embarcação a remos). = BARCO

2. [Pouco usado]   [Pouco usado]  Acto de embarcar. = EMBARQUE


em·bar·car em·bar·car

- ConjugarConjugar

(em- + barco + -ar)
verbo transitivo, intransitivo e pronominal

1. Entrar ou fazer entrar em barco; ir para bordo de embarcação.

2. Entrar ou fazer entrar a bordo de avião, autocarro ou comboio, para ir viajar (ex.: a companhia só agora começou a embarcar os passageiros; o suspeito embarcou no primeiro comboio da manhã; vamos embarcar daqui a pouco).

verbo transitivo

3. [Figurado]   [Figurado]  Deixar-se iludir; cair num logro ou entrar num conchavo (ex.: embarcou num negócio fraudulento).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "embarcação" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Os pescadores foram abordados em uma embarcação na região do Pesqueiro Novo e tinham capturado e abatido 44 exemplares de peixes...

Em Caderno B

...ao local denominado Corredeira Saltinho, em Bonito e surpreenderam os dois pescadores em uma embarcação , praticando a

Em Caderno B

entre os guardas da ilha e a embarcação russa, citado pela imprensa ucraniana e internacional, quando as forças de Moscovo ordenaram a...

Em Pratinho de Couratos

Chegam ao quarto dia as ações de buscas pelas vítimas do naufrágio de embarcação clandestina que naufragou próximo à ilha de Cotijuba, distrito de Belém (PA)..

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

...incerto de pessoas a bordo, a Polícia Civil segue tentando localizar os responsáveis pela embarcação , que ainda não se apresentaram para prestar esclarecimentos..

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Fazer de propósito ou fazer com propósito?
As expressões de propósito e com propósito têm significados distintos. A primeira significa “de modo premeditado ou intencional” (ex.: ofendeu-o de propósito) e a segunda significa “com um objectivo específico” (ex.: foi com propósito que se lançou ao trabalho; ajudou-a com propósito de lucro).



Diz-se "podendo estarem os dois casos comprovados" ou "podendo estar os dois casos comprovados"? O verbo estar conjuga-se fazendo concordância em número?
Nas locuções verbais constituídas por um verbo auxiliar ou semiauxiliar e por um verbo principal, apenas o verbo auxiliar deve concordar em número com o sujeito (ex.: os miúdos vão ficar cansados depois de tanta correria; as plantas podem crescer mais ainda se puseres adubo).

No caso da oração gerundiva em apreciação, o verbo principal é o verbo estar no infinitivo e o verbo auxiliar é o verbo poder conjugado no gerúndio. Como o gerúndio é uma forma verbal invariável, mantém sempre a mesma forma quaisquer que sejam as marcas de número do sujeito, pelo que a frase correcta é podendo estar os dois casos comprovados.

pub

Palavra do dia

zi·mo·lo·gi·a zi·mo·lo·gi·a


(grego zúme, -es, levedura + -logia)
nome feminino

1. Parte da química que se dedica ao estudo da fermentação.

2. Tratado da fermentação.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/embarca%C3%A7%C3%A3o [consultado em 28-09-2022]