Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

contundente

contundentecontundente | adj. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

con·tun·den·te con·tun·den·te


(latim contundens, -entis, particípio presente de contundo, -ere, esmagar, moer, bater, abater, destruir, vencer, oprimir)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que pode provocar lesão ou contusão pela pressão exercida numa parte do corpo, batendo ou chocando (ex.: arma contundente; instrumento contundente; pancada contundente).

2. Que é duro e pesado ou é descarregado com força.

3. [Figurado]   [Figurado]  Que causa sofrimento (ex.: palavras contundentes). = AGRESSIVO, VIOLENTO

4. [Figurado]   [Figurado]  Que mostra decisão ou firmeza (ex.: resposta contundente). = CATEGÓRICO, INCISIVO

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "contundente" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Provavelmente, tão contundente declaração fez com que o rótulo de artista “político” se colasse à figura de...

Em sound + vision

, e pela força de observação e da afirmação contundente do artista, e detém um apreço particular entre os colecionadores franceses e americanos..

Em Geopedrados

inglês) escreveu à Boeing em 13 de maio em uma carta contundente exigindo que a empresa resolvesse várias deficiências, incluindo no software de controle de voo...

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Na 2ª parte, Portugal, naturalmente, teve mais bola, dominou, mas foi pouco contundente na zona de finalização, só nos últimos 10 minutos apertou, criou verdadeiro perigo..

Em Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português

nove pessoas da prisão, que representam milhares de catalães, é uma mensagem contundente do desejo de harmonia e coexistência da democracia espanhola”, tinha dito Pedro Sánchez, esta...

Em VISEU, terra de Viriato.
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual o significado e origem da locução latina "et al", e como deve ser lida?
A abreviatura et al., redução da expressão latina et alii que significa literalmente “e outros”, é usada em referências bibliográficas para indicar que uma obra tem outros autores para além dos que são explicitamente nomeados (ex.: Maria Helena Mira MATEUS et al., Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa: Editorial Caminho, 5.ª ed., 2003; Maria Helena Mira MATEUS, Ana Maria BRITO, Inês DUARTE, Isabel Hub FARIA et al., Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa: Editorial Caminho, 5.ª ed., 2003; refira-se que a obra citada tem 9 autores).
A leitura desta abreviatura deve corresponder à forma por extenso (et alii), dado que às abreviaturas não corresponde uma leitura abreviada, mas a leitura daquilo que representam (por exemplo, à 5.ª ed. corresponderá a leitura quinta edição).




Gostava de saber a que classe(s) e subclasse(s) pertence a palavra finalmente. Será um advérbio ou uma interjeição? Se é advérbio, será de tempo, de modo, de afirmação...?
Finalmente pertence à classe dos advérbios, mais especificamente à dos advérbios de tempo (ex.: Ele acabou finalmente o livro.) e de ordem (ex.: Os atletas acabaram a prova: o francês, o queniano e, finalmente, o brasileiro.), apesar de também poder ser utilizado com função de interjeição em frases elípticas (ex.: Finalmente [chegaste]!).
pub

Palavra do dia

pa·ra·lip·se pa·ra·lip·se


(grego paráleipsis, -eos, negligência, esquecimento, omissão)
nome feminino

[Retórica]   [Retórica]  Figura de retórica pela qual se fixa a atenção num assunto ou objecto, fingindo não se ocupar dele. = PRETERIÇÃO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/contundente [consultado em 29-07-2021]