PT
BR
Pesquisar
Definições



conferência

Será que queria dizer conferencia?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
conferênciaconferência
( con·fe·rên·ci·a

con·fe·rên·ci·a

)


nome feminino

1. Acto de conferir. = COTEJO, VERIFICAÇÃO

2. Reunião para tratar de assuntos que interessam aos que nela tomam parte.

3. Prelecção, discurso, literário ou científico, em público.

4. Junta (de médicos).

5. [Antigo] [Antigo] Colação de bens.


conferência de imprensa

[Portugal] [Portugal] [Imprensa/Jornalismo] [Imprensa/Jornalismo]  Reunião durante a qual uma ou mais personalidades falam a jornalistas de diversos órgãos de comunicação e respondem às suas perguntas (ex.: o partido convocou nova conferência de empresa para amanhã). [Equivalentes no português do Brasil: colectiva, colectiva de imprensa, entrevista colectiva.]

conferência de cúpula

[Política] [Política]  Reunião de pessoas que representam as autoridades máximas de uma instituição, um organismo, um país, etc. = CIMEIRA

etimologiaOrigem etimológica: latim medieval conferentia, -ae, reunião.
conferênciaconferência

Auxiliares de tradução

Traduzir "conferência" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Está correcto escrever a expressão rés-vés desta forma?
A forma registada nos dicionários e vocabulários de língua portuguesa, incluindo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, é resvés e não rés-vés, pelo que deverá dar preferência à forma não hifenizada. A origem desta palavra é incerta, mas estará provavelmente relacionada com o adjectivo rés.



Qual é a ortografia correcta para esta antiga república soviética: Bielorússia, Bielorrússia ou Bielorúsia?
Das três hipóteses apresentadas, a forma correcta é Bielorrússia, pois as consoantes duplas -rr- e -ss- são, em contexto intervocálico, a grafia que se adequa à pronúncia Bielo[R]ú[s]ia.

Relativamente a este topónimo, ou ao seu gentílico (bielorrusso, como poderá verificar no Dicionário Priberam), pode eventualmente colocar-se ainda o problema da divergência na grafia entre a norma portuguesa e a norma brasileira do português, uma vez que a tradição lexicográfica registava formas diferentes: Bielorrússia e bielorrusso na norma portuguesa e Bielo-Rússia e bielo-russo na norma brasileira até à publicação do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras, em 2009. Saliente-se que esta foi uma opção da publicação do VOLP e não da aplicação do Acordo Ortográfico e 1990, que é omisso nesta matéria.

Adicionalmente, deve referir-se que nos meios de comunicação brasileiros é maioritário o uso do topónimo Belarus, em vez de Bielorrússia, ainda que seja maioritário o uso do gentílico bielorrusso, em detrimento do gentílico belarusso (registado apenas no Dicionário Houaiss).