PT
BR
Pesquisar
Definições



incumbente

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
incumbenteincumbente
( in·cum·ben·te

in·cum·ben·te

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que incumbe ou dá incumbência.

2. Que compete a.

3. Inclinado para baixo ou debruçado.

4. [Botânica] [Botânica] Inclinado para a terra (ex.: antera incumbente).


adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

5. Que ou quem ocupa um cargo ou posição oficial (ex.: o governo incumbente saiu derrotado nas últimas eleições; os incumbentes foram reeleitos).

etimologiaOrigem etimológica:latim incumbens, -entis, particípio presente de incumbo, -ere, deitar-se sobre, estender-se sobre, inclinar-se para.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual a etimologia da palavra escolha? E da palavra subalternidade?
A palavra escolha deriva do verbo escolher, que, por sua vez, vem de uma forma latina hipotética *excolligere que significaria “recolher; obter”. A palavra subalternidade deriva de subalterno, por aposição de –idade, sufixo muito produtivo que exprime o conceito de “qualidade, característica”. Assim, subalternidade designa a condição, a qualidade de quem é subalterno.



Qual o adjetivo relativo ao substantivo plexo?
Nas obras de referência consultadas, não encontrámos registo de nenhum adjectivo relativo a plexo, a não ser no Dicionário Médico de L. Manuila (Lisboa: Climepsi Editores, 2001), onde plexural aparece registado como o adjectivo relativo a plexo. Este vocábulo plexural é de formação irregular em português (o regular seria, por exemplo, plexal ou pléxico, formas não atestadas), sendo um empréstimo da língua inglesa, fenómeno relativamente frequente em áreas técnicas como a anatomia.