Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

cueca

cuecacueca | n. f. | n. f. pl.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

cu·e·ca |é|cu·e·ca |é|


(cu + -eca)
nome feminino

1. O mesmo que cuecas.

2. [Portugal]   [Portugal]   [Futebol]   [Futebol]  Forma de ultrapassar um adversário fazendo passar a bola por entre as pernas dele (ex.: fazer uma cueca; levar uma cueca). [Equivalente no português do Brasil: caneta.] = TÚNEL


cuecas
nome feminino plural

3. [Vestuário]   [Vestuário]   [Vestuário]  Peça de roupa interior, com duas aberturas para passar as pernas, que geralmente cobre a zona pélvica e parte das nádegas.Ver imagem

4. [Antigo]   [Antigo]  Ceroulas largas que descem até ao joelho.

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Apenas de cueca , o corpo, todo ensanguentado, ficou no meio da rua..

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

...últimos quilómetros de subida foram feitos recitando Hugo Cardoso e sua fantástica Vespa Azul Cueca ..

Em Lisboa Bike

ministro do Turismo da Terra dos Papagaios, estava com a parte frontal da cueca para fora da calça..

Em blog0news

Quão perigosa seria uma bomba para um avião comercial? Muitos aviões comerciais foram atacados antes? Esta pergunta é particularmente apropriada na esteira de 10 de agosto de 2006, quando vários suspeitos de terrorismo foram presos por causa de uma conspiração para colocar explosivos a bordo de aviões comerciais. Esses…

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

teria acordado por volta das 7h de domingo (19), apenas de cueca e com dores nas regiões íntimas..

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Mais uma vez, peço a vossa ajuda para o esclarecimento da seguinte dúvida: juridico-funcional ou jurídico-funcional, economico-financeiro ou económico-financeiro?
As formas correctas são as formas acentuadas: jurídico-funcional e económico-financeiro.



Está correto dizer macérrimo para uma pessoa muito magra?

O superlativo absoluto sintético simples dos adjectivos (aquele que exprime, através de uma só palavra, um elevado grau de determinado atributo ou qualidade) forma-se, em português, através da adjunção do sufixo -íssimo ao adjectivo (ex.: vulgaríssimo, tristíssimo, cheiíssimo).

Alguns adjectivos, porém, apresentam um superlativo alternativo, derivado do superlativo latino. É o caso de magro, que forma, além do superlativo regular magríssimo, o superlativo irregular macérrimo (do latim macerrìmus, -a, -um, superlativo de màcer “magro, debilitado”), tal como célebre (celebérrimo ou celebríssimo), pobre (paupérrimo ou pobríssimo), próspero (prospérrimo ou prosperíssimo).

Outros casos de superlativos eruditos incluem formas terminadas em -imo, como fácil (facílimo ou facilíssimo), bem como formas que derivam do latim ou que recuperam parte do radical latino, como simples (simplicíssimo ou simplíssimo), respeitável (respeitabilíssimo), ineficaz (ineficacíssimo), chão (chaníssimo).

Não há muitos superlativos eruditos, sendo fácil encontrá-los elencados em compêndios gramaticais, como na Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, pp. 258-259).

Recentemente, o sufixo -érrimo, característico de superlativos eruditos, tem sido usado, seja por desconhecimento, seja por ironia, em formações novas, inexistentes no latim, como chatérrimo (em vez de chatíssimo) ou chiquérrimo (em vez de chiquíssimo). No caso do adjectivo magro, este sufixo gerou ainda a forma magérrimo, dispensável em registos de língua cuidados.

pub

Palavra do dia

al·mo·ça·dei·ra al·mo·ça·dei·ra


(almoçar + -deira)
adjectivo feminino e nome feminino
adjetivo feminino e nome feminino

[Portugal]   [Portugal]  Diz-se de ou chávena grande, geralmente usada para tomar o pequeno-almoço.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/cueca [consultado em 03-12-2021]