PT
BR



    Significado de PASSAMOS-NO-LOS

    Será que queria dizer PASSÁMOS-NO-LOS?

    A forma PASSAMOS-NO-LOSpode ser [primeira pessoa plural do presente do indicativo de passarpassar] ou [primeira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de passarpassar].


    verbo transitivo

    5. Gastar.

    13. Sofrer.

    14. Omitir.


    verbo intransitivo

    21. Correr por.


    verbo pronominal


    verbo auxiliar


    nome masculino


    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "PASSAMOS-NO-LOS" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    absorto | adj.

    Que se absorveu....


    afastado | adj.

    Que se afastou (ex.: pernas afastadas)....


    aclasto | adj.

    Que deixa passar a luz sem reflexão....


    acurado | adj.

    Feito com muito cuidado e apuro....




    Dúvidas linguísticas


    Gostaria de tirar uma dúvida relacionada com a frase que segue: em vez de ir ao cinema, deveria ir ao parque. É correto usar em vez de ou esse termo deveria ser substituído por ao invés de? Pergunto isso porque uma amiga formada em Letras com licenciatura em língua portuguesa afirmou que em vez de está errado, no entanto vejo essa expressão em livros e revistas.


    Última crónica de António Lobo Antunes na Visão "Aguentar à bronca", disponível online. 1.º Parágrafo: "Ficaram por ali um bocado no passeio, a conversarem, aborrecidas por os homens repararem menos nelas do que desejavam."; 2.º Parágrafo: "nunca imaginei ser possível existirem cigarros friorentos, nunca os tinha visto, claro, mas aí estão eles, a tremerem. Ou são os dedos que tremem?".
    Dúvidas: a conversarem ou a conversar? A tremerem ou a tremer?