PT
BR
Pesquisar
Definições



infinitivo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
infinitivoinfinitivo
( in·fi·ni·ti·vo

in·fi·ni·ti·vo

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. [Gramática] [Gramática] Diz-se de ou modo verbal que corresponde a uma forma nominal do verbo, em que este se apresenta no seu sentido mais vago e geral, indicando o processo verbal, mas sem exprimir sozinho o tempo ou o momento específico (ex.: os sublinhados são exemplos de infinitivo: amar; ler; sentir; não consigo ouvir nada; pintar é relaxante).


adjectivoadjetivo

2. [Gramática] [Gramática] Relativo a esse modo verbal (ex.: forma infinitiva).

3. [Gramática] [Gramática] Que tem o verbo nesse modo (ex.: oração subordinada completiva infinitiva).


infinitivo flexionado

[Gramática] [Gramática]  O mesmo que infinitivo pessoal.

infinitivo impessoal

[Gramática] [Gramática]  Forma do modo infinitivo que não tem marcas de pessoa e número (ex.: há exemplo de infinitivo impessoal em: juramos dizer a verdade).

infinitivo não flexionado

[Gramática] [Gramática]  O mesmo que infinitivo impessoal.

infinitivo pessoal

[Gramática] [Gramática]  Forma do modo infinitivo que tem marcas de pessoa e número (ex.: há exemplo de infinitivo pessoal em: passo aí hoje para conversarmos).

etimologiaOrigem etimológica:latim infinitivus [modus].

infinitivoinfinitivo

Auxiliares de tradução

Traduzir "infinitivo" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual seria a pronúncia correta de besta (animal quadrúpede) e beste (arma para arremessar setas) ? A pronúncia seria a mesma?
As formas besta (animal quadrúpede) e besta [não beste, como refere] (arma para arremessar setas) são homógrafas, i. e., escrevem-se da mesma forma mas têm pronúncias diferentes: besta (arma) pronuncia-se com /é/ (bésta) e besta (quadrúpede) pronuncia-se com /ê/ (bêsta).



Existe na língua portuguesa "dativo de interesse" tal como existe em castelhano?
Em português, o pronome de interesse é de uso bastante frequente, sobretudo num nível de linguagem mais coloquial. Em frases como come-me a sopa ou tu não me sejas bisbilhoteiro, o dativo de interesse, ou dativo ético, tem função meramente expressiva ou enfática. Este tipo de construção indica que a pessoa que fala está claramente interessada na exortação que faz ou na realização do seu desejo ou da sua vontade.