Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

vender

vendervender | v. tr. | v. pron.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ven·der |ê|ven·der |ê|

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Ceder, mediante preço convencionado.

2. Alienar.

3. Trair, denunciar por interesse.

verbo pronominal

4. Alienar a sua liberdade por certo preço.

5. Praticar, por interesse, actos indignos.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "vender" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Nela, cada empreendedor tem a oportunidade de vender e divulgar seus produtos e serviços para um grande público de todo o estado..

Em www.blogrsj.com

jornalismo sensacionalista feito para vender , tentem perceber o que acontece todos os dias em Portugal..

Em Movimento Apartid

A jovem Jennie Berry publicou um vídeo em que se arrasta pelo corredor de um avião sob alegação de que a tripulação teria se recusado a ajudá-la a ir até o banheiro. Uma passageira que saiu de férias com a sua família e pegou o voo operado pela companhia aérea espanhola Albastar, tem ganhado repercussão nas mídias sociais…

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Ontem foi a uma escola, vender banha da cobra «sem lata»..

Em CP - Cromos de Portugal

das SAD dos grandes não terem vontade de vender as ações, como sucedeu a John Textor quando tencionou entrar no Benfica..

Em Fora-de-jogo
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava de saber se está correcta a repetição da preposição pelo na formulação a seguir: No quadro do seu périplo pelo Ruanda, pelo Burundi, pela RD Congo e pela Tanzânia, o fulano vai encontrar-se com o sicrano.
Não há nenhuma incorrecção na repetição da contracção pelo/pela na frase que refere. Pelo contrário, alguns gramáticos recomendam inclusivamente que, numa enumeração de substantivos, se for utilizado o artigo definido antes do primeiro, devem ser utilizados artigos definidos antes dos restantes substantivos (cf. CUNHA e CINTRA, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: João Sá da Costa, 14ª ed., 1998, p.235). Isto aplica-se nesta frase, pois pelo/pela são contracções da preposição por com os artigos definidos o/a.



Monitorar ou monitorizar?
Os verbos monitorar e monitorizar são formações correctas a partir do substantivo monitor, a que se junta o sufixo verbal -ar ou -izar, e têm o mesmo significado, pelo que são sinónimos. A opção por um ou por outro cabe ao utilizador; no entanto, os dicionários que seguem a norma europeia da língua portuguesa parecem preferir a forma monitorizar, pois é esta a única forma que aparece registada no Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto Editora, 2004) ou no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Âncora Editora, 2001) e a edição portuguesa do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002) remete monitorar para monitorizar. Os dicionários que seguem a norma brasileira da língua portuguesa remetem geralmente monitorizar para monitorar, como é o caso da edição brasileira do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Objetiva, 2001) ou do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Positivo, 2004).
pub

Palavra do dia

me·lo·fi·li·a me·lo·fi·li·a


(melo- + -filia)
nome feminino

Gosto pela música. = MELOMANIA, MUSICOFILIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/vender [consultado em 01-10-2022]