PT
BR
Pesquisar
Definições



alvissareira

A forma alvissareiraé [feminino singular de alvissareiroalvissareiro].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
alvissareiroalvissareiro
( al·vis·sa·rei·ro

al·vis·sa·rei·ro

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Que ou quem dá qualquer notícia para receber alvíssaras.

2. Que ou quem promete alvíssaras.

3. Que ou quem pede ou recebe alvíssaras.

4. Que ou quem traz boas notícias (ex.: o início dos trabalhos não foi nada alvissareiro).

etimologiaOrigem etimológica:alvíssar[as] + -eiro.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Numa frase: o fulano leva-nos o dinheiro todo. Eu quero abreviar: o fulano leva-no-lo todo. Será correcto?
Como poderá constatar na Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, na secção Pronomes, o pronome clítico de complemento directo de terceira pessoa masculino é o, sendo que, quando é antecedido de uma forma verbal ou de outro clítico terminado em s, se lhe acrescenta um l (ex.: leva-nos o dinheiro = leva-no-lo; comprou-vos o terreno = comprou-vo-lo; chamámos o professor = chamámo-lo). A mesma regra se aplica, obviamente, em caso de flexão do pronome clítico em questão (ex.: leva-nos as malas = leva-no-las; comprou-vos a casa = comprou-vo-la; chamámos os professores = chamámo-los).



Na frase Estás em casa?, ao respondermos Estou, sim, a vírgula deve aparecer na resposta ou não? Outro exemplo: Queres? e a resposta: Quero sim.
Segundo alguns gramáticos, como Celso Cunha e Lindley Cintra na Nova Gramática do Português Contemporâneo (14.ª ed., Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 646), a vírgula deve ser usada em frases curtas deste tipo, sendo uma forma de realçar a resposta afirmativa (já contida nas formas verbais estou e quero) à questão colocada. De facto, as frases são afirmativas quando não têm uma partícula de negação; o advérbio de afirmação sim não está, por isso, a modificar directamente o verbo, como estariam os advérbios destacados em frases como Não estou ou Quero urgentemente, sendo antes usado como forma de enfatizar ou intensificar toda a oração.