Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

fiador

fiadorfiador | n. m. | n. m. pl.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

fi·a·dor |ô|fi·a·dor |ô|


(fiar + -dor)
nome masculino

1. Pessoa que afiança outrem, tomando sobre si a responsabilidade de desempenhar a obrigação do fiado, se este a não cumprir.

2. Abonação.

3. [Armamento]   [Armamento]  Descanso de espingarda.

4. [Armamento]   [Armamento]  Cordão que prende a espada pelos copos ao braço.

5. Cabo, cordão ou correia usado para ligar um objecto ou dispositivo ao corpo ou à roupa de quem o segura ou transporta, mesmo se estiver fora do seu suporte ou bolsa (ex.: fiador de arma).

6. Correia de freio nos arreios.

7. [Marinha]   [Marinha]  Pedaço de amarra que vai do anilho dar volta à abita.


fiadores
nome masculino plural

8. Correntes de ferro que se engancham pelas extremidades às carruagens e vagões de caminho-de-ferro.


fiador aos bens
Pessoa que se obriga a dar conta dos bens de outrem.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "fiador" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...as garantias dos empréstimos poderão ser realizadas por outras instituições, uma espécie de “ fiador ”..

Em Caderno B

...de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador , por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar...

Em Caderno B

...Lopera, que em 2011 foi condenado a pagar 2,2 M€ ao Benfica por ser fiador do negócio, havia colocado o Betis em tribunal, considerando que o clube falhou na...

Em Fora-de-jogo

...uma apologia do Estado todo poderoso que, monopolizando a força concentrada da comunidade, torna-se fiador da vida, da paz e da segurança dos súbditos..

Em Macroscopio

...aqui há três, quatro meses atrás, eu não hesitaria a, enfim, apoiar, ficar de fiador , correr o risco de..

Em TEMPO CONTADO
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Com o novo acordo ortográfico, como fica o verbo "prover" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo? "proveem" (assim como ver -> veem) ou "provêem"?
Segundo o ponto 7.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas verbais terminadas em -êem deixam de ser acentuadas. É o caso da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver, que perde o acento circunflexo (vêem -> veem), dos verbos que se conjugam pelo mesmo paradigma (como antever, circunver, desprover, entrever, prever, prover, rever) e também dos verbos crer, ler e seus derivados (crêem -> creem, treslêem -> tresleem). Esta alteração aplica-se também à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dêem -> deem) e aos seus derivados (como antedar, desdar, redar, satisdar).

O conjugador online do FLiP pode ser uma ajuda a considerar nestes casos de dúvida. Funciona para português europeu e para português do Brasil, em ambos os casos com e sem o novo Acordo Ortográfico.




Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.
pub

Palavra do dia

ven·tres·ca |ê|ven·tres·ca |ê|


(latim *ventriscula, diminutivo de venter, -tris, ventre)
nome feminino

Posta de peixe imediata à cabeça. = VENTRECHA, VENTRISCA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/fiador [consultado em 25-10-2021]