Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

responsabilidade

responsabilidaderesponsabilidade | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

res·pon·sa·bi·li·da·de res·pon·sa·bi·li·da·de


(forma alatinada de responsável + -idade)
nome feminino

1. Qualidade do que é responsável.

2. Obrigação de responder pelas acções próprias, pelas dos outros ou pelas coisas confiadas.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "responsabilidade" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Esta palavra em blogues

Ver mais

campanha deste ano é “Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”..

Em Caderno B

+2/+10* Vontade +6/+10** (*Campo de força, **Vontade Melhorada) COMPLICAÇÕES Motivação: Adrenalina Responsabilidade : Quentin rejeita toda autoridade e adora irritar os outros sutilmente..

Em confrariadearton.blogspot.com

, protagonizado na campanha eleitoral em curso, por quem teve a responsabilidade política do governo do concelho nos últimos 12 anos, é facilmente detectado..

Em Outra Margem

...momento, o programa está perfeitamente enquadrado dentro dos planos do ministério, da Lei de Responsabilidade Fiscal e do limite do teto..

Em Caderno B

...fiscalização e concluiu que tudo estava feito corretamente, acrescentando que, de qualquer forma, é responsabilidade do piloto utilizar outros instrumentos se algum deles não estiver funcionando bem..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O verbo intervir conjuga-se da mesma forma que o verbo vir? Sendo assim, qual é o seu particípio passado (caso tenha)?
O verbo intervir conjuga-se como o verbo vir, com a particularidade de se grafar com acento agudo na segunda e terceira pessoas do presente do indicativo (intervéns, intervém); esta particularidade é comum a todos os outros verbos derivados de vir ou do verbo latino venire (são os casos, por exemplo, de advir, avir, convir, desconvir, devir, provir, sobrevir). O particípio passado destes verbos também segue o paradigma de vir/vindo, sendo então intervindo o particípio passado de intervir (ex.: tinha intervindo brilhantemente no debate). Poderá esclarecer esta e outras dúvidas de conjugação seguindo a hiperligação para o verbo intervir no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e clicando em seguida na opção Conjugar que se encontra imediatamente acima da definição do verbo.



Gostaria de saber se existe a palavra exequo ou execuo, com significado de que está, esteve ou ficou em igualdade com, e qual a sua origem.
A grafia que pretende é a da locução adverbial latina ex aequo, que significa “em igualdade” ou “com direito igual” (ex.: os dois candidatos conseguiram o primeiro lugar ex aequo).
pub

Palavra do dia

ban·ga·la·fu·men·ga ban·ga·la·fu·men·ga


(origem duvidosa)
nome masculino

[Brasil: Nordeste, Depreciativo]   [Brasil: Nordeste, Depreciativo]  Indivíduo sem valor, sem préstimo. = JOÃO-NINGUÉM, ZÉ-NINGUÉM

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/responsabilidade [consultado em 03-08-2021]