PT
BR
Pesquisar
Definições



antropónimo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
antropónimoantropônimo
( an·tro·pó·ni·mo

an·tro·pô·ni·mo

)


nome masculino

Nome próprio de pessoa (ex.: Antónia, Francisco, Pedro, Fernandes, Mendes).

etimologiaOrigem etimológica:antropo- + -ónimo.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:antroponímia.
grafiaGrafia no Brasil:antropônimo.
grafiaGrafia no Brasil:antropônimo.
grafiaGrafia em Portugal:antropónimo.
grafiaGrafia em Portugal:antropónimo.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Ministrar pode usar-se como leccionar no seguinte contexto: curso de formação profissional ministrado para a entidade X? Se não, qual a palavra mais adequada para a frase indicada?
O verbo ministrar pode ser sinónimo de leccionar e, tal como este, quando selecciona um complemento indirecto constrói-se usualmente com a preposição a, pelo que no contexto indicado deveria figurar Curso de formação profissional ministrado à (= crase da preposição a + artigo definido a) entidade X.



Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).