PT
BR
Pesquisar
Definições



Ondinha

A forma Ondinhaé [derivação feminino singular de ondaonda].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ondaonda
( on·da

on·da

)


nome feminino

1. Cada uma das massas líquidas que ora se elevam ora se cavam na superfície das águas, geralmente por efeito, do vento ou das marés. = VAGA

2. [Linguagem poética] [Linguagem poética] Grande massa de água, geralmente em rio ou mar.

3. [Por extensão] [Por extensão] Porção de líquido que flui ou está derramado.

4. O que é ondulado.

5. [Figurado] [Figurado] Aglomeração de pessoas em movimento. = TUMULTO, VAGA

6. [Figurado] [Figurado] Acontecimento ou fenómeno de grande intensidade, mas geralmente de curta duração e cíclico (ex.: onda de infecções; onda de protestos). = VAGA

7. [Figurado] [Figurado] Agitação do ânimo. = ÍMPETO

8. [Figurado] [Figurado] Ataque de fúria.

9. [Física] [Física] Cada uma das linhas ou superfícies concêntricas de um fluido agitado num dos seus pontos.


às ondas

Que tem ondulações ou curvas (ex.: cabelo castanho às ondas; o pavimento está às ondas). = ONDULADO

onda curta

[Física] [Física]  Onda de pequeno comprimento.

onda eléctrica

[Física] [Física]  O mesmo que onda electromagnética.

onda electromagnética

[Física] [Física]  Onda que se origina no éter ao produzir-se uma faísca eléctrica.

onda luminosa

[Física] [Física]  A que se origina num corpo luminoso e transmite a sua luz.

onda sonora

[Física] [Física]  A que se origina num corpo elástico e transmite o som.

tirar onda

[Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Agir de forma pretensiosa, dando-se ares de importância ou superioridade (ex.: alugaram um apê nas férias, só para tirar onda).

[Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Fazer troça ou rir de (ex.: o cara achou que ia tirar onda comigo; qualquer dia não se pode mais tirar onda de nada nem de ninguém). = DEBOCHAR, GOZAR, TROÇAR, ZOMBAR

tirar onda de

[Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Fazer-se passar por; fingir ser (ex.: tirar onda de hippie).

etimologiaOrigem etimológica:latim unda, -ae.

Colectivo:Coletivo:Coletivo:ondada.
OndinhaOndinha


Dúvidas linguísticas



Deparei-me com um problema linguístico ao qual não sei dar resposta. Como se deve escrever: semi sombra, semisombra, semi-sombra ou semissombra?
A grafia correcta é semi-sombra, se estiver a utilizar a ortografia segundo o Acordo Ortográfico de 1945, isto é, anterior ao Acordo Ortográfico de 1990. Segundo o Acordo de 1945, na base XXIX, e segundo o Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves, o prefixo semi- só se escreve com hífen quando a palavra que se lhe segue começa por h (ex.: semi-homem), i (ex.: semi-inconsciente), r (ex.: semi-racional) ou s (ex.: semi-selvagem). Já o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, acrescenta que este prefixo é grafado com hífen sempre que a palavra que se lhe segue começa por qualquer vogal. Daí a divergência na escrita entre a norma portuguesa (ex.: semiaberto, semiesfera, semioficial, semiuncial) e a norma brasileira (ex.: semi-aberto, semi-esfera, semi-oficial, semi-uncial).

Se, porém, estiver a utilizar a grafia segundo o Acordo Ortográfico de 1990, a grafia correcta é semissombra. Segundo este acordo, na sua Base XVI, não se emprega o hífen "nas formações em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, devendo estas consoantes duplicar-se" (ex.: semirracional, semissegredo). Ainda segundo esta mesma base, deixa de haver divergência entre a norma portuguesa e a brasileira, pois apenas deverá ser usado o hífen quando a palavra seguinte começa por h (ex.: semi-histórico) ou pela mesma vogal em que termina o prefixo (ex.: semi-internato) e não quando se trata de vogal diferente (ex.: semiautomático).




Agradeço que me esclareça sobre como devo pronunciar a palavra nevo.
Considerando que a origem da sua dúvida reside na leitura da primeira sílaba da palavra nevo, ela é lida com o som de é aberto [È], como na primeira sílaba da palavra voa.