PT
BR
Pesquisar
Definições



massa

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
massamassa
( mas·sa

mas·sa

)
Imagem

MoçambiqueMoçambique

CulináriaCulinária

Pasta espessa que resulta da cozedura da farinha de milho ou de mandioca, muito usada na alimentação moçambicana.


nome feminino

1. Farinha diluída num líquido, formando pasta.

2. [Culinária] [Culinária] Pasta de farinha, geralmente de trigo e seca, com formas diversas, utilizada na alimentação. = MASSA ALIMENTÍCIA

3. [Culinária] [Culinária] Prato cuja base é essa pasta de farinha cozinhada (ex.: pedimos duas sopas e dividimos a massa).

4. [Moçambique] [Moçambique] [Culinária] [Culinária] Pasta espessa que resulta da cozedura da farinha de milho ou de mandioca, muito usada na alimentação moçambicana.Imagem = CHIMA, XIMA

5. Amálgama pastosa de substâncias esmagadas.

6. Mistura de água, areia e cimento ou cal. = ARGAMASSA

7. Corpo sólido, compacto.

8. Quantidade de matéria.

9. Totalidade.

10. Conjunto não delimitado de indivíduos considerados fora das estruturas sociais tradicionais e que constituem o objectivo sociocultural de certas actividades, como a publicidade, a cultura de massa, os ócios.

11. Grande reunião de pessoas.

12. Comum dos homens, do povo (principalmente no plural).

13. [Informal] [Informal] Qualquer quantia de dinheiro (ex.: estamos a falar de muita massa). = BAGO, CACAU, CARCANHOL, GUITO, PASTA, PILIM

14. Conjunto de uma obra de arquitectura.

15. Conjunto das peças condutoras que, numa instalação eléctrica, são postas em comunicação com o solo.

16. Conjunto metálico de um automóvel, por onde se fecham os circuitos do equipamento eléctrico.

17. [Mecânica] [Mecânica] Quociente da intensidade de uma força constante pela aceleração do movimento que produz quando se aplicar ao corpo considerado. (A unidade principal de massa é o quilograma.)

18. [Mecânica] [Mecânica] Coeficiente de inércia de um corpo.


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

19. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Que é muito bom (ex.: esse livro é massa).

massas


nome feminino plural

20. Conjunto das camadas populares.


em massa

Na sua totalidade; em grupo numeroso.

massa alimentícia

[Culinária] [Culinária]  Pasta de farinha, geralmente de trigo e seca, com formas diversas, utilizada na alimentação. = MASSA

massa atómica

[Física, Química] [Física, Química]  Quantidade de matéria contida no átomo de um elemento, em relação a 1/12 da massa do carbono 12. = PESO ATÓMICO

massa bruta

Pessoa excessivamente corpulenta.

Pessoa rude.

massa cinzenta

Inteligência; cérebro.

massa crítica

[Física nuclear] [Física nuclear]  Quantidade mínima de uma substância físsil para que uma reacção em cadeia possa estabelecer-se momentaneamente e manter-se a ela própria.

massa de ar

[Meteorologia] [Meteorologia]  Fluxo de ar que apresenta uma certa homogeneidade e cujas qualidades físicas (pressão, temperatura, grau de humidade) variam segundo a posição geográfica que ocupa: O encontro de duas massas de ar forma uma frente.

massa específica

[Física] [Física]  Quociente da massa de um corpo pelo seu volume.

massa falida

[Direito] [Direito]  Os bens do negociante falido.

massa folhada

[Culinária] [Culinária]  Massa para doçaria ou pastelaria que, depois de cozida, se apresenta sob o aspecto de muitas folhas delgadas e quebradiças, envolvendo geralmente um recheio doce ou salgado.

massa mãe

[Culinária] [Culinária]  Fermento na sua maior força que corresponde a uma porção de massa que se deixa continuar a fermentar para ser usada como fermento de outros trabalhos de panificação. = ISCO, MASSA VELHA

massa molecular

[Física, Química] [Física, Química]  Soma das massas atómicas dos elementos de uma molécula. = PESO MOLECULAR

massa puba

[Brasil] [Brasil] [Culinária] [Culinária]  Massa da mandioca que se deixa de molho para amolecer e fermentar, para depois escorrer, peneirar e fazer farinha. = PUBA

massa salarial

Soma das remunerações, directas ou indirectas, recebidas pelo conjunto de assalariados de um país, de uma empresa, de uma indústria.

massa velha

[Culinária] [Culinária]  O mesmo que massa mãe.

massa volúmica

[Física] [Física]  O mesmo que massa específica.

uma massa de

[Informal] [Informal] Uma grande quantidade de; um grande número de.

etimologiaOrigem etimológica: latim massa, -ae.
iconeConfrontar: maça, maçã.
massamassa

Auxiliares de tradução

Traduzir "massa" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Como se escreve, em números, um milhão? Com pontos, sem pontos e com espaços ou sem pontos e sem espaços? 1.000.000, 1 000 000 ou 1000000?
Não há qualquer norma ortográfica para o uso de um separador das classes de algarismos (unidades, milhares, milhões, etc.) ou para o separador das casas decimais, pois o Acordo Ortográfico de 1945 e o Acordo Ortográfico de 1990 (os textos legais reguladores da ortografia portuguesa) são omissos.

Há várias opiniões sobre o assunto e a maioria dos livros de estilo (veja-se, a título de exemplo, o texto disponibilizado pelo jornal Público no seu Livro de Estilo, artigo "Números", ponto 1.), prontuários e consultores linguísticos para o português defende o uso do ponto a separar as classes de algarismos (ex.: 1.000.000) e da vírgula para separar a parte inteira da parte decimal (ex.: 100,5).

Como se trata de uma questão de metrologia, mais do que de ortografia, a resolução n.º 10 (https://www.bipm.org/fr/CGPM/db/22/10/) da 22.ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (Paris, 12 - 17 de Outubro de 2003) organizada pelo Bureau International des Poids et Mesures, em que Portugal participou, é importante e pode contribuir para a uniformização nesta questão (esta resolução apenas reforça a resolução n.º 7 [https://www.bipm.org/fr/CGPM/db/9/7/] da 9.ª Conferência ocorrida em 1948, que apontava no mesmo sentido): o símbolo do separador decimal poderá ser a vírgula ou o ponto (sobretudo nos países anglo-saxónicos e em teclados de computadores e calculadoras); apenas para facilitar a leitura, os números podem ser divididos em grupos de três algarismos (que correspondem às classes das unidades, milhares, milhões, etc.), a contar da direita, mas estes grupos não devem nunca ser separados por pontos ou por vírgulas (ex.: 1 000 000,5 ou 1 000 000.5 e não 1.000.000,5 ou 1,000,000.5).

Por respeito pelas convenções internacionais e por uma questão de rigor (é fácil de concluir que a utilização do ponto ou da vírgula para separar as classes de algarismos num número que contenha casas decimais pode gerar equívocos), é aconselhável não utilizar outro separador para as classes de algarismos senão o espaço (ex.: 1000000 ou 1 000 000).




Gostaria de informar-lhes a respeito do nome "álibi" encontrado em vossa página. Consta, que "álibi" é uma palavra acentuada por ser uma palavra proparoxítona. Porém, devido ao latinismo, a mesma não apresenta nenhum tipo de acentuação. Para verificação da regra gramatical, ver MODERNA GRAMÁTICA PORTUGUESA, 37a. edição, EVANILDO BECHARA, página 92.
A palavra esdrúxula (ou proparoxítona) álibi corresponde ao aportuguesamento do latinismo alibi, que significa “em outro lugar”. O étimo latino, cuja penúltima vogal é breve, justifica a consagração desta forma com acento gráfico, sendo que o Vocabulário da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) e o Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Lisboa: Âncora Editora, 2001) referem, respectivamente, que é inexacta ou incorrecta, a forma aguda (ou oxítona) alibi. A Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara (37ª ed. revista e ampliada, Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002), regista a forma alibi, mas marca-a como latinismo, isto é, como forma cuja grafia é a mesma do étimo latino, não respeitando as regras ortográficas do português que obrigam à acentuação gráfica de todas as palavras esdrúxulas. O Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa parece ser o único dicionário de língua portuguesa que regista a forma alibi (como palavra grave e com a correspondente transcrição fonética diferente de álibi), averbando-a em linha a seguir a álibi, como variante não preferencial (segundo as indicações da introdução dessa obra).