PT
BR
Pesquisar
Definições



luminosa

A forma luminosaé [feminino singular de luminosoluminoso].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
luminosoluminoso
|nô| |nô|
( lu·mi·no·so

lu·mi·no·so

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo a luz.

2. Que dá luz própria ou espalha luz. = BRILHANTE, CINTILANTE, RADIANTE

3. Que parece estar iluminado. = BRILHANTE, RADIANTE

4. [Figurado] [Figurado] Que é fácil de compreender ou de perceber (ex.: raciocínio luminoso). = CLARO, ELUCIDATIVO, ESCLARECEDOR, EVIDENTE

5. Que compreende facilmente. = ARGUTO, PERSPICAZ, SAGAZ

6. Que cativa ou deslumbra (ex.: sorriso luminoso). = BELO, ENCANTADOR, RESPLANDECENTE

etimologiaOrigem etimológica: latim luminosus, -a, -um.
vistoPlural: luminosos |nó|.
iconPlural: luminosos |nó|.
luminosaluminosa

Auxiliares de tradução

Traduzir "luminosa" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.



Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.