PT
BR



    Significado de PINCHA-SE-ME

    A forma PINCHA-SE-MEpode ser [feminino singular de pinchapincha], [segunda pessoa singular do imperativo de pincharpinchar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de pincharpinchar].

    Secção de palavras relacionadas

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    pinchão | adj.

    Que pincha ou salta, que anda aos saltos....


    pinchar | v. intr. | v. tr.

    Dar pinchos ou saltos....


    pinchado | adj.

    Que foi atirado com força; que se pinchou....


    repinchar | v. intr.

    Ressaltar depois de pisado....




    Dúvidas linguísticas


    Aqui temos um bairro muito tradicional chamado Pampulha, cujo nome remete a um bairro lisboeta, também chamado Pampulha ou Pampulhosa, na freguesia de Santos, segundo algumas enciclopédias (Portuguesa e Brasileira e outras). Gostaria de contar com sua ajuda para saber a origem desta palavra, se é de origem latina (relativa a pamphilli - família imperial romana), se tem origem árabe ou se é do português arcaico (pam - pão).


    Sou colaborador de uma empresa, na qual a maioria dos colaboradores são senhoras (mulheres) e uma percentagem muito pequena de homens. Toda a comunicação da empresa é feita no feminino. Reportei à administração esta situação pois a comunicação é toda no feminino, e o que me foi dito é que está correto, devido ao novo acordo ortográfico. Ou seja como a maioria são mulheres a comunicação é feita no feminino. Nós homens, recebemos correspondência com Querida Colaboradora e quando se dirigem aos colaboradores da empresa é sempre como Colaboradoras. A minha questão é se está ou não correto? E em que parte do acordo ortográfico isso está presente?