Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

futebol

futebolfutebol | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

fu·te·bol fu·te·bol


(inglês foot-ball)
nome masculino

1. [Desporto]   [Esporte]  Desporto em que duas equipas, geralmente de 11 jogadores, se esforçam por introduzir uma bola na baliza do campo do adversário, sem intervenção das mãos, durante uma partida, em geral dividida em dois tempos de 45 minutos cada um.


futebol americano
[Desporto]   [Esporte]  Modalidade desportiva semelhante ao râguebi.

futebol de praia
[Desporto]   [Esporte]  Modalidade desportiva semelhante ao futebol, com regras adaptadas para ser jogada num campo de areia de menores dimensões do que o do futebol.

futebol de salão
[Desporto]   [Esporte]  Modalidade desportiva semelhante ao futebol, jogada entre duas equipas de cinco jogadores, com uma bola e num campo mais pequenos que os de futebol, geralmente num piso de madeira, de cimento ou de material sintético semelhante. = FUTSAL

futebol totó
[Brasil]   [Brasil]   [Jogos]   [Jogos]  Jogo que consiste numa mesa rectangular onde estão representados futebolistas fixos em barras móveis que os jogadores devem movimentar de maneira a inserir uma pequena bola na baliza do adversário. (Equivalente no português de Portugal: matraquilhos.)Ver imagem = PEBOLIM, TOTÓ

Plural: futebóis.Plural: futebóis.

Ver também resposta à dúvida: futebol, balípodo, bolapé, ludopédio, pedibola.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "futebol" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Francisco Ortega, lateral canhoto do Vélez, clube onde Otamendi despontou para o futebol ..

Em Fora-de-jogo

htmlFutebol gera milhõesA guerra, mata, destroi, é um inferno para pessoas e bens..

Em PARQUE DOS POETAS

tv 16h30 – Copa América de Futebol de Areia: Venezuela x Brasil – sportv 16h30 – NHL: Carolina Hurricanes x New...

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

« GOLO DE UMARO CANDÉ FEZ A DIFERENÇA EM BRAGA 21 DE MAIO DE 2022 19:50 Dragões venceram por 1-0 na 13.ª jornada da fase final do Nacional de Juniores A. A equipa de Sub-19 do FC Porto venceu neste sábado em casa do SC Braga, por 1-0, em jogo a contar para a 13.ª e penúltima jornada da fase de Apuramento de Campeão do …

Em HELDER BARROS

, do futebol ser uma modalidade que o professor dispensava pois não era grande entusiasta..

Em Escola
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como se pronuncia a letra E quando falamos a, e, i, o, u? a, é ou e, i... E no alfabeto? A, b, c, d, e ou é... Quando vamos nos referir a letra e ou é numa palavra, como devemos pronunciar? Por exemplo, indaguei a um colega quantas letras E deveria colocar na palavra meeting. Ele me respondeu que não era letra e, mas sim letra é que deveria empregar. Qual seria a resposta correta?
O nome da letra E deverá ser lido [È] (este é o símbolo do alfabeto fonético equivalente ao E das palavras pé ou fera). Quanto à pronúncia da letra E, ela pode corresponder a vários sons, consoante o contexto e, por vezes, consoante as características lexicais de cada palavra. Assim, esta letra pode corresponder à vogal [È] como em pé, fera ou papel; à vogal [e] como em dedo, seu ou vê; à vogal [i] como em e (conjunção) ou eléctrico; à vogal [i] como em estudante; à vogal [á] como em coelho, igreja, senha ou eira; à semivogal [j] como em área ou es.

Da mesma forma, o nome da letra R é erre, mas não se pronuncia erre numa palavra (pronuncia-se [r] entre vogais, depois de uma consoante da mesma sílaba ou em final de palavra, como em caro, cobra ou falar; pronuncia-se [R] em início de palavra, em início de sílaba ou quando está duplicado como em rua, palrar, tenro ou carro).




Executa-se trabalhos de carpintaria e Executam-se trabalhos de carpintaria. Ambas as Frases estão gramaticalmente correctas? Na afirmativa, qual a preferível?
Do ponto de vista exclusivamente linguístico, as duas frases estão correctas, importando no entanto analisar ambas as estruturas para as compreender.

Assim, na estrutura da primeira frase (Executa-se trabalhos de carpintaria), estamos perante um pronome pessoal clítico -se, com função de sujeito impessoal que acompanha um verbo no singular, sendo semanticamente equivalente a “alguém executa trabalhos de carpintaria”. Na estrutura da segunda frase (Executam-se trabalhos de carpintaria), estamos perante um pronome pessoal clítico -se apassivante que surge com um verbo no plural a concordar com o sujeito que é trabalhos de carpintaria, sendo semanticamente equivalente a “trabalhos de carpintaria são executados”.

Do ponto de vista do uso da língua, a estrutura da primeira frase (Executa-se trabalhos de carpintaria) é por vezes desaconselhada por alguns gramáticos. Na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso CUNHA e Lindley CINTRA (Edições Sá da Costa, 1984, 14ª ed., pp. 308-309), há mesmo uma indicação de que “Em frases do tipo: Vendem-se casas. Compram-se móveis. considera-se casas e móveis os sujeitos das formas verbais vendem e compram, razão por que na linguagem cuidada se evita deixar o verbo no singular.”

pub

Palavra do dia

pi·ca·tar·tes pi·ca·tar·tes


(latim pica, -ae, pega + latim científico Cathartes, género de abutre, do grego kathartês, -ou, limpador, purificador)
nome masculino de dois números

[Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a duas espécies de aves passeriformes da família dos picatartídeos, do género Picathartes.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/futebol [consultado em 26-05-2022]