PT
BR
Pesquisar
Definições



botão

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
botãobotão
( bo·tão

bo·tão

)
Imagem

Flor antes de desabrochar completamente.


nome masculino

1. Peça que enfia nas casas da roupa.

2. Maçaneta para puxar portas, gavetas, etc.

3. Chamador eléctrico.

4. Bola que cobre a ponta do florete.

5. Objecto em forma de botão.

6. Mamilo.

7. Flor antes de desabrochar completamente.Imagem

8. Olho que há-de formar o gomo.

9. Verruga.

10. Pequenino tumor na pele.

11. Instrumento para medir o calibre das armas.

12. [Jogos] [Jogos] Jogo que simula uma partida de futebol, disputado em cima de uma superfície lisa, com botões de roupa a representarem os jogadores e um pequeno disco a fazer de bola.

botões


nome masculino plural

13. Brincos sem pingentes.

Colectivo:Coletivo:Coletivo:abotoadura.

Auxiliares de tradução

Traduzir "botão" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Qual a frase correcta: Para puderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem? ou Para poderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem?
As formas poderem e puderem são duas formas verbais parónimas com alternância vocálica que correspondem a dois tempos verbais diferentes. Poderem (lê-se /pudêrem/) é a forma da terceira pessoa do plural do infinitivo pessoal do verbo poder; este tempo verbal utiliza-se para exprimir uma acção ou processo, mas sem expressar o tempo ou o momento específico (ex.: O facto de poderem optar dá-lhes grande liberdade. Enviou uma fotografia para os avós poderem ver a neta). Puderem (lê-se /pudérem/) é a forma da terceira pessoa do plural do futuro do conjuntivo do verbo poder; este tempo verbal utiliza-se para apresentar uma acção futura como possível ou hipotética, geralmente em orações subordinadas (ex.: Eles irão ao cinema se puderem). Tendo em conta o exposto, a frase correcta é Para poderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem.
O corrector sintáctico do FLiP alerta, entre outras coisas, para estas relações de paronímia.




Como é correcto? Junta de Freguesia do Samouco ou Junta de Freguesia de Samouco?
A utilização do topónimo Samouco com o artigo definido (ex.: Junta de Freguesia do Samouco) parece ser bastante mais frequente do que a sua utilização sem artigo (ex.: Junta de Freguesia de Samouco), a avaliar por pesquisas em corpora e motores de busca da Internet, o que se poderá explicar pelo facto de o topónimo ter origem no nome comum samouco.