Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

cascalheira

cascalheiracascalheira | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

cas·ca·lhei·ra cas·ca·lhei·ra


nome feminino

1. Terreno onde se deita cascalho.

2. Terreno de aluvião.

3. Respiração difícil e ruidosa quando se juntam humores nos brônquios ou na laringe. = PIEIRA

4. Ruído produzido pelo movimento do cascalho ou de outros objectos miúdos.

5. Queda-d'água, no Tejo.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

parque, local conhecido como Cascalheira , onde foi localizada a armadilha de caça armada para captura de animais silvestres...

Em Caderno B

conhecida como Cascalheira ..

Em Caderno B

VAI MAS É TREINAR O FLAMENGO OU O CASCALHEIRA ..

Em Blog GeraçãoBenfica

...homem assassinado por arma branca foi encontrado nas imediações do Loteamento Xavier, próximo a Cascalheira em Ipiaú na manhã deste sábado (7)..

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

integrou a equipa internacional com João Cascalheira (também da UAlg) e Telmo Pereira, da UAL..

Em Tupiniquim
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Com o novo acordo ortográfico, como fica o verbo "prover" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo? "proveem" (assim como ver -> veem) ou "provêem"?
Segundo o ponto 7.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas verbais terminadas em -êem deixam de ser acentuadas. É o caso da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver, que perde o acento circunflexo (vêem -> veem), dos verbos que se conjugam pelo mesmo paradigma (como antever, circunver, desprover, entrever, prever, prover, rever) e também dos verbos crer, ler e seus derivados (crêem -> creem, treslêem -> tresleem). Esta alteração aplica-se também à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dêem -> deem) e aos seus derivados (como antedar, desdar, redar, satisdar).

O conjugador online do FLiP pode ser uma ajuda a considerar nestes casos de dúvida. Funciona para português europeu e para português do Brasil, em ambos os casos com e sem o novo Acordo Ortográfico.




Muito agradecia que me esclarecessem se esta frase é correcta, em termos de pontuação (trata-se de uma tradução de um texto inglês, em que o discurso, assinalado entre aspas, esta na mesma linha): O Raposo reagiu imediatamente: - Como se atreve! - disse ele. Não sabe que eu sou o Rei da Floresta? Note-se que a minha questão tem a ver com a colocação do travessão a seguir aos dois pontos, sem mudar de linha.
Os dois pontos, o parágrafo, o travessão e as aspas são maneiras de assinalar graficamente o discurso directo. Não há, contudo, obrigatoriedade de uso simultâneo de todos estes recursos, pelo que a frase apontada está correcta.

Sobre assuntos relacionados, poderá consultar também as respostas travessão/ponto de interrogação combinado com ponto de exclamação e discurso directo, discurso indirecto e discurso indirecto livre.

pub

Palavra do dia

ven·tres·ca |ê|ven·tres·ca |ê|


(latim *ventriscula, diminutivo de venter, -tris, ventre)
nome feminino

Posta de peixe imediata à cabeça e que corresponde a parte do ventre do animal (ex.: ventresca de atum). = VENTRECHA, VENTRISCA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/cascalheira [consultado em 25-10-2021]