PT
BR
Pesquisar
Definições



burburinho

A forma burburinhopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de burburinharburburinhar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
burburinhoburburinho
( bur·bu·ri·nho

bur·bu·ri·nho

)


nome masculino

1. Som confuso e prolongado de muita gente a falar.

2. Rumor, tumulto, desordem.

burburinharburburinhar
( bur·bu·ri·nhar

bur·bu·ri·nhar

)
Conjugação:unipessoal.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Soar como burburinho.

2. Fazer burburinho.

etimologiaOrigem etimológica:burburinho + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "burburinho" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



As palavras segmentos e seguimentos têm o mesmo significado? Ambas podem ser empregadas na seguinte frase: ... em cooperação com outros seguimentos [ou segmentos?], tais como órgãos públicos, universidades?
As palavras segmentos e seguimentos (que se pronunciam de modo semelhante no português do Brasil, mas não no de Portugal) não são sinónimas, ou seja, não têm o mesmo significado, como pode verificar seguindo as respectivas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Como tal, na frase que refere, a palavra que deve ser usada é segmentos, designando “sectores” (...em cooperação com outros segmentos, tais como órgãos públicos, universidades).



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.