Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

casal

casalcasal | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ca·sal ca·sal


(latim casalis, -e, relativo à quinta, à casa)
nome masculino

1. Par formado por macho e fêmea (ex.: casal de elefantes).

2. Par formado pelos cônjuges.

3. Conjunto de duas pessoas que têm uma relação sentimental e/ou sexual.

4. Propriedade rústica menos importante que a quinta.

5. Pequena povoação. = LUGAREJO

6. Conjunto formado por duas coisas iguais ou semelhantes. = PAR

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "casal" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

1. Muitos progressistas e ativistas não desejam apenas que seus estilos de vida sejam aceitos, mas querem impôr os próprios à sociedade. 2. Entendo que as falas dos citados no textos foram filtrados por um jornalista, mas se o nível da argumentação filosófica apresentada usualmente for semelhante a esse, a Filosofia vai…

Em Leituras do Dia

...nacionais com instrumentais de músicas consideradas “globalizadas”, o que acabou por ser apelidade pelo casal de “forróck alternativo”..

Em Caderno B

Porém, o destino reservou ao casal um recomeço em solos sul-mato-grossenses, com a morte do seu avô Sebastião, mais conhecido...

Em Caderno B

Como relata o Page Six, o casal mostrava-se muito apaixonado enquanto caminhavam de

Em VISEU, terra de Viriato.

A clínica do casal oferece tratamentos com Botox, preenchimentos, estímulos de colágeno para flacidez, microagulhamento, entre outros procedimentos..

Em www.rafaelnemitz.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Por favor, gostaria de saber como é a abreviação correta de Vossas Senhorias. É V. Sas.? E ao iniciar uma carta destinada a um casal, qual a forma correta: Prezados Sr. e Sra. Flávio de Almeida ou Prezados Sr. e Sra. Almeida?
A abreviatura mais usual para Vossas Senhorias é V. S.as.

Quanto à segunda questão, se o apelido for Almeida e Flávio o nome do marido, o mais consensual será Sr. e Sr.a Almeida.




O verbo intervir conjuga-se da mesma forma que o verbo vir? Sendo assim, qual é o seu particípio passado (caso tenha)?
O verbo intervir conjuga-se como o verbo vir, com a particularidade de se grafar com acento agudo na segunda e terceira pessoas do presente do indicativo (intervéns, intervém); esta particularidade é comum a todos os outros verbos derivados de vir ou do verbo latino venire (são os casos, por exemplo, de advir, avir, convir, desconvir, devir, provir, sobrevir). O particípio passado destes verbos também segue o paradigma de vir/vindo, sendo então intervindo o particípio passado de intervir (ex.: tinha intervindo brilhantemente no debate). Poderá esclarecer esta e outras dúvidas de conjugação seguindo a hiperligação para o verbo intervir no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e clicando em seguida na opção Conjugar que se encontra imediatamente acima da definição do verbo.
pub

Palavra do dia

gra·li·na gra·li·na


(francês gralline, do latim científico Grallina)
nome feminino

[Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a duas espécies de aves passeriformes da família dos monarquídeos, do género Grallina, de plumagem preta e branca, encontradas na Austrália e Nova Guiné.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/casal [consultado em 08-08-2022]