PT
BR
Pesquisar
Definições



Oriente

A forma Orientepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de orientarorientar], [terceira pessoa singular do imperativo de orientarorientar], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de orientarorientar], [adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
orienteoriente
( o·ri·en·te

o·ri·en·te

)


nome masculino

1. Lado de onde nasce o Sol. = LEVANTE

2. Zona de um país ou de uma região que fica do lado onde nasce o Sol. = ESTE, LESTE, LEVANTE, NASCENTE

3. Região que abrange os países da Ásia e que pode incluir também alguns países da Europa oriental e do Norte de África. (Com inicial maiúscula.) = LEVANTE

4. Lado direito de um mapa.

5. Brilho especial das pérolas.

6. [Figurado] [Figurado] Começo, princípio.

7. [Maçonaria] [Maçonaria] Loja maçónica.


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

8. Nascente.


Extremo Oriente

[Geografia] [Geografia]  Região que abrange a China, a Coreia, o Japão, a Mongólia, ou toda a zona asiática mais a leste.

Grande Oriente

[Maçonaria] [Maçonaria]  Loja maçónica principal, em relação a outras do mesmo país.

Médio Oriente

[Geografia] [Geografia]  Região que abrange os países da Ásia mais ocidental e que pode incluir também a Turquia e alguns países do Norte de África.

Oriente Médio

[Geografia] [Geografia]  O mesmo que Médio Oriente.

etimologiaOrigem etimológica:latim oriens, -entis.

orientarorientar
( o·ri·en·tar

o·ri·en·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Determinar ou estabelecer em relação ao oriente, a posição de.

2. Dispor de uma certa maneira, segundo a direcção dos pontos cardeais.

3. Dirigir, encaminhar.

4. Informar.

5. [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Obter ou alcançar para si ou para outrem (ex.: fomos dar um passeio e orientar um sítio barato para comer; orienta-me um cigarro). = ARRANJAR


verbo pronominal

6. Reconhecer o lugar em que se está (com relação à direcção a seguir).

7. Inteirar-se.

etimologiaOrigem etimológica:oriente + -ar.

OrienteOriente

Auxiliares de tradução

Traduzir "Oriente" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Seríssimo ou seriíssimo?
Ambas as formas seríssimo e seriíssimo podem ser consideradas correctas como superlativo absoluto sintético do adjectivo sério.

O superlativo absoluto sintético simples, isto é, o grau do adjectivo que exprime, através de uma só palavra, o elevado grau de determinado atributo, forma-se pela junção do sufixo -íssimo ao adjectivo (ex.: altíssimo).

No caso de grande número de adjectivos terminados em -eio e em -io, a forma gerada apresenta geralmente dois ii, um pertencente ao adjectivo, o outro ao sufixo (ex.: cheiíssimo, feiíssimo, maciíssimo, vadiíssimo).

Há alguns adjectivos, porém, como sério, que podem gerar duas formas de superlativo absoluto sintético: seriíssimo ou seríssimo. No entanto, como é referido por Celso Cunha e Lindley Cintra na sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, p. 260), parece haver uma maior aceitação das formas com apenas um i: “Em lugar das formas superlativas seriíssimo, necessariíssimo e outras semelhantes, a língua actual prefere seríssimo, necessaríssimo, com um só i”. O mesmo sucede com necessário, ordinário, precário ou sumário, por exemplo.




Qual a forma correcta de colocar a frase: informamos que o seu cheque nos foi devolvido ou informamos que o seu cheque foi-nos devolvido.
Das construções frásicas que refere, a mais correcta é a que usa a próclise, isto é, a que apresenta o clítico antes da flexão do verbo ser (informamos que o seu cheque nos foi devolvido), visto que existe nesta frase uma conjunção subordinativa completiva (a conjunção que), responsável pela atracção do clítico para antes da locução verbal.