PT
BR
Pesquisar
Definições



mapa

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
mapamapa
( ma·pa

ma·pa

)
Imagem

Delineação convencional de uma qualquer extensão da superfície da Terra.


nome masculino

1. Delineação convencional de uma qualquer extensão da superfície da Terra.Imagem

2. Lista, relação.

3. Quadro sinóptico.


mapa anamórfico

Mapa ou gráfico em que as áreas geográficas são deformadas segundo variáveis estatísticas. = CARTOGRAMA

mapa de bits

[Informática] [Informática]  Imagem formada geralmente por uma grelha rectangular de pixels ou pontos de cor. (É atribuído um valor a cada pixel, a partir de um bit de informação.)

etimologiaOrigem etimológica:italiano mappa, do latim mappa, -ae, guardanapo, toalha, pano.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:atlas, mapoteca.

Auxiliares de tradução

Traduzir "mapa" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.



Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida: na palavra quatro existe trema?
O Acordo Ortográfico de 1990 suprimiu o trema em palavras portuguesas ou aportuguesadas, conservando-se apenas em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros.

O uso do trema no português do Brasil estava regulamentado pelo Formulário Ortográfico de 1943, que era o texto em vigor para a ortografia brasileira. Neste texto explicita-se que “Emprega-se o trema no u que se pronuncia depois de g ou q e seguido de e ou i: agüentar, argüição, eloqüente, tranqüilo, etc.”. Por este motivo, nunca se poderia empregar correctamente o trema antes de outra vogal como a ou o, mesmo porque nestes casos (ex.: quatro, quociente), o u é sempre lido e não havia necessidade de distinguir a pronúncia com um sinal diacrítico.

Poderá esclarecer esta e outras dúvidas ortográficas utilizando o corrector ortográfico para o português do Brasil que poderá testar em FLiP On-line, seleccionando a opção correspondente à bandeira brasileira.