PT
BR
Pesquisar
Definições



direito

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
direitodireito
( di·rei·to

di·rei·to

)


adjectivoadjetivo

1. Que corresponde à distância mais curta entre dois pontos. = RECTO

2. Sem curvas nem irregularidades.SINUOSO, TORTO

3. Que fica à direita.ESQUERDO

4. Que está de pé. = APRUMADO

5. [Figurado] [Figurado] Justo, recto; acertado.

6. Que está bem, que está como é devido.


advérbio

7. Em linha recta.

8. De forma directa; sem desvios (ex.: foram direito para casa).

9. De maneira considerada correcta (ex.: ela ainda não fala direito a língua do país). = BEM, CORRECTAMENTE


nome masculino

10. O que pode ser exigido em conformidade com as leis ou a justiça.

11. Faculdade, prerrogativa, poder legítimo.

12. [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Conjunto de normas e princípios legais que regulam as relações dos indivíduos em sociedade.

13. Lado principal.AVESSO

direitos


nome masculino plural

14. Imposto, taxa (ex.: pagar direitos).


direito administrativo

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas que regulam o funcionamento e a organização da Administração Pública, bem como o seu relacionamento com os cidadãos.

direito assistencial

[Brasil] [Brasil] [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  O mesmo que direito previdenciário.

direito autoral

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  O mesmo que direitos autorais.

direito canónico

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de leis que regulam a disciplina eclesiástica.

direito civil

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas e princípios que regulam os direitos e as obrigações dos indivíduos, a sua pessoa, os bens e a propriedade.

direito comum

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de princípios e normas que se aplicam à generalidade dos casos em sociedade, em colectividade.

direito constitucional

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas que regulam a estrutura do Estado e definem as funções e os limites dos órgãos do poder político.

direito criminal

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  O mesmo que direito penal.

direito da família

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas que regulam as relações, obrigações e direitos familiares.

direito das gentes

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  O mesmo que direito internacional público.

direito de antena

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Tempo de transmissão na rádio e televisão públicas a que têm direito os partidos políticos ou determinadas associações.

direito de autor

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  O mesmo que direitos de autor.

direito de propriedade

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Direito que o homem tem de conservar o que lhe pertence e de apropriar-se daquilo que outrem lhe cede legalmente ou que adquire sem contestação.

direito do trabalho

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas e princípios que regulam as relações de trabalho e os conflitos laborais.

direito internacional privado

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas e princípios que regulam os conflitos emergentes de relações jurídicas privadas internacionais.

direito internacional público

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas e princípios que regulam as relações entre diferentes estados soberanos.

direito natural

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas e princípios considerados primordiais e baseados na natureza humana, considerados anteriores à teoria jurídica. = JUSNATURALISMO

direito penal

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas e princípios que regulam as penas a aplicar em relação aos crimes e delitos.

direito previdenciário

[Brasil] [Brasil] [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Conjunto de normas que regulam as relações, obrigações e direitos em relação à previdência social ou à segurança social.

direito privado

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Ramo do direito que rege as relações entre particulares.

direito público

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Ramo do direito que rege a organização do Estado, as entidades públicas e as suas relações com os cidadãos.

direitos autorais

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Para um autor ou seu editor, direito exclusivo de explorar durante muitos anos uma obra literária, artística ou científica.

direitos de autor

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Para um autor ou seu editor, direito exclusivo de explorar durante muitos anos uma obra literária, artística ou científica.

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Montante que um autor recebe pela comercialização da sua obra.

direitos de cidade

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  O mesmo que foros de cidade.

direitos políticos

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Aqueles com que o cidadão intervém nos negócios públicos.

etimologiaOrigem etimológica: latim directus, -a, -um, em linha recta.
direitodireito

Auxiliares de tradução

Traduzir "direito" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Os vocábulos disfrutar e desfrutar existem? Qual a diferença?
Como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a forma correcta é desfrutar e não disfrutar.



Gostaria de saber qual é o plural de pneumotórax: pneumotóraxes ou pneumotóraces?
A palavra pneumotórax é considerada uma palavra de dois números ou invariável, isto é, o seu plural deverá ser igual ao singular.

Segundo a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 180), as palavras paroxítonas ou graves (palavras cujo acento de intensidade recai na penúltima sílaba) terminadas em -x (ex.: clímax, córtex, tórax) são invariáveis em número, seguindo a mesma regra das palavras paroxítonas terminadas em -s (ex.: lápis, oásis). Sendo assim, a sua forma mantém-se inalterada quer estejam no singular (ex.: córtex cerebral, um lápis, o pneumotórax) quer estejam no plural (ex.: córtex cerebrais, dois lápis, os pneumotórax).

Este não é, no entanto, um assunto consensual, havendo dicionários (nomeadamente brasileiros) que registam plural para palavras graves terminadas em -x. O Dicionário Houaiss, por exemplo, na sua edição portuguesa (Lisboa: Círculo de Leitores, 2002) regista córtex e pneumotórax como substantivos invariáveis, enquanto na edição brasileira (Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001) regista os plurais córtices e pneumotóraces.

Adenda de 15-09-2010: Esta flutuação, principalmente em dicionários e vocabulários brasileiros, parece ser menor a partir da última edição do Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras (5.ª edição, 2009), uma vez que os dicionários brasileiros com edições posteriores registam grande parte destas palavras como substantivos invariáveis, seguindo a opção da Academia Brasileira de Letras (veja-se a edição do Dicionário Houaiss de 2009, por exemplo).