PT
BR
Pesquisar
Definições



norte

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
nortenorte
|ó| |ó|
( nor·te

nor·te

)


nome masculino

1. [Geografia] [Geografia] Ponto cardeal que fica à esquerda de quem está de frente para o nascente ou para o lado do nascer do Sol. = SETENTRIÃOMEIO-DIA, SUL

2. Pólo Árctico. = SETENTRIÃO

3. Conjunto das regiões árcticas.

4. Parte setentrional de um país.SUL

5. Vento que sopra do norte. = AQUILÃO, NORTÃO

6. Estrela Polar.

7. [Figurado] [Figurado] Direcção que se toma ou que se deve tomar (ex.: todas as ajudas são bem-vindas porque sair de uma depressão e recuperar o norte não é fácil). = ORIENTAÇÃO, RUMODESNORTE


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

8. Do norte ou dele procedente. = BOREALAUSTRAL, MERIDIONAL, SUL


perder o norte

Desorientar-se, perder-se.

etimologiaOrigem etimológica:francês nord.
Ver também resposta à dúvida: maiúscula inicial em pontos cardeais.

Auxiliares de tradução

Traduzir "norte" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




Em algumas das situações abaixo podemos deixar de colocar crase?
1) o evento será das 8 h as 10 h; 2) o evento será de 8 às 10 h.
A minha dúvida é em função de já ter visto em curso de Português que, quando se usa a contração da preposição de mais o artigo a, não se usa crase na frase citada como exemplo.
No exemplo referido, a opção correcta deverá ser o evento será das 8h às 10h.
Se a frase fosse *o evento será das 8h as 10h (o asterisco é sinal de agramaticalidade) não haveria a delimitação do fim do evento introduzida pela preposição a, por contraponto à delimitação do início com a preposição de. Isto parece ser mais óbvio num exemplo com um intervalo temporal sem o uso de artigos definidos (o, a, os, as), em que ficará mais clara a necessidade do uso das preposições de e a em correlação (ex.: o evento durará de Janeiro a Fevereiro; o evento durará cerca de 2 a 3 horas).