PT
BR
Pesquisar
Definições



cardeais

A forma cardeaisé [masculino plural de cardealcardeal].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cardealcardeal
( car·de·al

car·de·al

)
Imagem

BotânicaBotânica

Planta ornamental (Euphorbia pulcherrima) da família das euforbiáceas, com um conjunto de folhas semelhantes a pétalas, geralmente de cor vermelha viva, dispostas à volta das flores.


nome masculino

1. [Religião católica] [Religião católica] Cada um dos prelados que constituem o Sacro Colégio e que, sendo eleitor, vota na eleição dos papas (ex.: cardeal eleitor; cardeal emérito).

2. [Botânica] [Botânica] Planta ornamental (Euphorbia pulcherrima) da família das euforbiáceas, com um conjunto de folhas semelhantes a pétalas, geralmente de cor vermelha viva, dispostas à volta das flores.Imagem = CARDEALINA, ESTRELA-DO-NATAL, FLOR-DO-NATAL, MANHÃ-DE-PÁSCOA, POINSÉTIA

3. [Botânica] [Botânica] Planta herbácea (Lobelia cardinalis) da família das lobeliáceas. = CARDEALINA

4. [Ictiologia] [Ictiologia] Peixe teleósteo da família dos bericídeos (Beryx decadactylus), de corpo lateralmente espalmado e cor rosada ou avermelhada, com espinhos nas barbatanas e olhos grandes. = IMPERADOR, MELO

5. [Ornitologia] [Ornitologia] Designação dada a várias espécies de aves passeriformes da família dos cardinalídeos e da família dos traupídeos, em que em geral predomina a plumagem vermelha e uma poupa.


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

6. Que tem a maior importância. = CARDINAL, PRINCIPAL

etimologiaOrigem etimológica: latim cardinalis, -e, relativo a dobradiça, principal.
vistoPlural: cardeais.
iconPlural: cardeais.
iconeConfrontar: cardial.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:conclave, consistório.
cardeais cardeais

Auxiliares de tradução

Traduzir "cardeais" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas


O FLIP4 considera errado contraofensiva, propondo contra-ofensiva. Todavia, segundo o Acordo Ortográfico Da Língua Portuguesa de 1990 ainda em vigor, pode ver-se na sua BASE XVI, Art.º 1.º, Alínea b) que a vossa proposta está errada. De facto, diz-se ali (só se emprega o hífen nos seguintes casos) «Nas formações em que o prefixo ou pseudoprefixo termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento: anti-ibérico, contra-almirante, infra-axilar, supra-auricular [...], semi-interno.»


Os vocábulos disfrutar e desfrutar existem? Qual a diferença?