PT
BR
Pesquisar
Definições



Medicina

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
medicinamedicina
( me·di·ci·na

me·di·ci·na

)


nome feminino

1. Ciência de debelar ou atenuar as doenças.

2. Sistema médico.

3. Remédio, mezinha.

4. [Figurado] [Figurado] Remédio moral.


medicina dentária

[Medicina] [Medicina]  Especialidade médica que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento de dentes e doenças dentárias e da cavidade bucal. = ODONTOLOGIA

medicina forense

O mesmo que medicina legal.

medicina intensiva

[Medicina] [Medicina]  Especialidade médica que trata e tenta recuperar doentes em estado grave ou que têm falha de uma função vital através de um sistema de monitorização, suporte e tratamento contínuos. = INTENSIVISMO

medicina interna

[Medicina] [Medicina]  Especialidade médica que trata de doentes adultos e de todos os sistemas do corpo de forma global e integrada.

medicina judiciária

O mesmo que medicina legal.

Aplicação dos conhecimentos médicos às questões criminais.

medicina nuclear

[Medicina] [Medicina]  Especialidade médica que utiliza substâncias radioactivas para fins diagnósticos ou terapêuticos.

medicina paliativa

[Medicina] [Medicina]  Conjunto de cuidados de saúde destinados a mitigar a doença ou os sintomas ou sofrimento causados por ela ou pelos seus tratamentos, geralmente em doentes terminais ou com doenças prolongadas. = CUIDADOS PALIATIVOS, PALIATIVISMO

medicina preventiva

[Medicina] [Medicina]  Conjunto de medidas destinadas a manter a saúde ou a prevenir a ocorrência ou agravamento de doenças e afecções.

medicina reprodutiva

[Medicina] [Medicina]  Especialidade médica que utiliza tecnologias de reprodução, como a fertilização in vitro.

medicina veterinária

[Medicina] [Medicina]  Especialidade médica que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento de doenças dos animais que não são humanos. = VETERINÁRIA, ZOOIATRIA

etimologiaOrigem etimológica:latim medicina, -ae, medicina, remédio, mezinha.

MedicinaMedicina

Auxiliares de tradução

Traduzir "Medicina" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



O antônimo de infiltrar não seria exfiltrar? Exfiltrar existe?
Os prefixos ex- e in- não possuem necessariamente sentidos opostos: o antónimo de extenso não é intenso, por exemplo.

Quanto ao vocábulo exfiltrar, este não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. O termo surge, no entanto, em algumas páginas de Internet, talvez influência do inglês exfiltrate da gíria militar, de uso recente, porque também ainda não surge em muitos dicionários de língua inglesa. De acordo com um dicionário on-line, o Infoplease Dictionary, o verbo exfiltrate (= exfiltrar) significa em inglês "escapar de uma área sob controlo inimigo".




Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.