PT
BR
Pesquisar
Definições



todos

A forma todospode ser[adjectivoadjetivo], [nome masculino plural], [nome masculino] ou [quantificador universal e pronome indefinido].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
todotodo
|ô| |ô|
( to·do

to·do

)


quantificador universal e pronome indefinido

1. Qualquer.


adjectivoadjetivo

2. Inteiro, íntegro, completo.


nome masculino

3. Massa.

4. Generalidade.

5. Conjunto.

todos


nome masculino plural

6. A humanidade; toda a gente.


de todo

De modo completo ou total (ex.: estamos de todo solidários; os receios ainda não estão de todo dissipados). = COMPLETAMENTE, INTEIRAMENTE

De maneira nenhuma (ex.: não estou de todo disponível para esta discussão).

de todo em todo

Completamente, inteiramente.

o grande todo

O Universo.

vistoPlural: todos |ô|.
etimologiaOrigem etimológica:latim totus, -a, -um, todo, inteiro.
iconPlural: todos |ô|.
Confrontar: tudo.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Quando atendemos um telefone é correto falar "pois não"?
A locução adverbial interrogativa pois não usa-se para saber o que alguém pretende ou para mostrar disponibilidade para ouvir uma solicitação, pelo que pode ser utilizada como fórmula de atendimento de uma chamada telefónica.



Gostaria de saber qual a associação correcta de artigos à palavra "afia" e a justificação para tal. Será "o afia" ou "a afia"?
A palavra afia, redução do nome masculino afia-lápis e sinónimo de apara-lápis, apenas se encontra registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, estando classificada como substantivo masculino (ex: o afia tem as lâminas gastas). No entanto, pesquisas em corpora e motores de pesquisa da Internet permitem verificar que esta palavra é considerada por alguns falantes como substantivo feminino (ex.: queria comprar uma afia de plástico), o que pode ser explicado por uma regularização feita por analogia com as restantes palavras graves terminadas em -ia (ex.: academia, energia, geografia, monarquia, olaria), que são geralmente femininas.