PT
BR
Pesquisar
Definições



substâncias

Será que queria dizer substancias?

A forma substânciasé [feminino plural de substânciasubstância].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
substânciasubstância
( subs·tân·ci·a

subs·tân·ci·a

)


nome feminino

1. Aquilo que subsiste por si.

2. O que é essencial ou mais importante. = ESSÊNCIA

3. Matéria de que é formado um corpo.

4. Natureza de uma coisa.

5. O que os alimentos contêm de nutritivo ou suculento.

6. O que é indispensável para a nutrição.

7. Fundo; síntese.

8. Sentido; propósito.

9. Súmula; vigor; força.


em substância

Em resumo.

substância branca

[Anatomia] [Anatomia]  Componente do sistema nervoso central, que no cérebro está abaixo da substância cinzenta e na medula e no tronco cerebral ocupa a periferia.

substância cinzenta

[Anatomia] [Anatomia]  Componente do sistema nervoso central, que ocupa a parte central da medula e do tronco cerebral e ainda o centro e a periferia do encéfalo.

substância cortical

[Anatomia] [Anatomia]  Substância cinzenta e exterior do cérebro ou dos rins.

substância negra

[Anatomia] [Anatomia]  Estrutura cerebral heterogénea localizada no mesencéfalo, com função importante na libertação de dopamina.

substância reticulada

[Anatomia] [Anatomia]  Formação de células nervosas do tronco cerebral, que é a sede das funções superiores do sistema nervoso.

etimologiaOrigem etimológica:latim substantia, -ae.

substânciassubstâncias

Auxiliares de tradução

Traduzir "substâncias" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é o adjectivo de pedra.
Poderá utilizar como adjectivo relativo a pedra ou com características de pedra a palavra pétreo ou, menos usadas, as palavras petroso ou sáxeo.



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).