Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

através

atravésatravés | adv.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·tra·vés a·tra·vés


advérbio

1. Transversalmente.

2. De lado a lado.


através de
Por entre (ex.: o sol espreitava através das nuvens).

Ao longo de, no decurso de (ex.: um olhar sobre a arte através dos séculos).

Por meio de (ex.: pode ligar através do número de telefone indicado no verso da embalagem).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "através" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...formação pessoal dada pela sua tia Ágata, subiu pela primeira vez a um palco, através do empresário e ventríloquo

Em TopaTudo

Acesse o canal do YouTube, visite através do link abaixo, curte e aperte o sininho, para ver as próximas postagens: https

Em O VAGALUME

...de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia localizada na região de fronteira com o Brasil através de Ponta Porã..

Em Caderno B

A aquisição do transporte ocorreu através de emenda parlamentar do deputado federal Rafael Motta e contrapartida da prefeitura de Assú..

Em www.blogrsj.com

...magia que permite aos guerreiros aumentarem as suas capacidades, mas isso só é possível através de figuras femininas..

Em Papéis e Letras
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.




Sou Policial Militar, e aqui no Espírito Santo somos denominados Militares Estaduais. Gostaria de saber como é a abreviação de Militares Estaduais.
Os dicionários de língua portuguesa por nós consultados não registam nenhuma abreviatura consagrada para militar estadual, nem sequer para militar.
No entanto, se, num texto relativamente longo, usar muitas vezes a expressão militar estadual, pode optar por indicá-la através da junção da primeira letra de cada palavra em maiúsculas, utilizando uma fórmula como a que é apresentada entre parêntesis:
O militar estadual (de agora em diante ME, abreviadamente) pode ser convocado. Após a sua convocação, o ME deve apresentar-se ao seu superior.
Desta forma, sempre que no seu texto surgir ME, o leitor saberá que designa militar estadual. Note-se que não se trata de uma abreviatura consagrada (ao contrário do que sucede, por exemplo, com Sr. = senhor); trata-se apenas de um expediente para evitar repetições fastidiosas.

pub

Palavra do dia

i·rí·di·o i·rí·di·o


(latim científico iridium, do latim iris, iridis, do grego íris, íridos, mensageiro dos deuses, arco-íris)
nome masculino

[Química]   [Química]  Elemento químico (símbolo: Ir), de número atómico 77, metal friável que se encontra em certos minérios da platina.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/atrav%C3%A9s [consultado em 10-08-2022]