PT
BR
Pesquisar
Definições



questões

A forma questõesé [feminino plural de questãoquestão].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
questãoquestão
( ques·tão

ques·tão

)


nome feminino

1. Ponto que deve ser discutido ou examinado.

2. Tema, assunto, tese.

3. Negócio, pendência.

4. Disputa, controvérsia.

5. Dissidência, desacordo, discórdia.


em questão

De que se fala ou de que se trata (ex.: o veículo em questão não foi autuado).

é questão de tempo

Diz-se do que há-de suceder mais tarde ou mais cedo.

fazer questão de

Discutir; disputar.

etimologiaOrigem etimológica:latim quaestio, -onis, procura, busca, investigação, inquérito, problema.

Colectivo:Coletivo:Coletivo:questionário.
questõesquestões

Auxiliares de tradução

Traduzir "questões" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.



Elencar: Ultimamente, na empresa onde trabalho, tenho visto este verbo a ser usado, quer na forma escrita, quer na forma oral. Sinceramente duvido da sua existência, assim como desconheço o seu significado, e quando pergunto o mesmo a quem profere ou escreve esta palavra, dizem-me que provém do substantivo "elenco". Podem, por favor, comentar?
O verbo elencar surge atestado em vocabulários e em dicionários gerais de língua. Trata-se de um neologismo que se encontra bem formado, pois deriva do substantivo elenco, pela aposição regular (e altamente produtiva em português) do sufixo -ar, tendo o significado de "colocar em elenco ou numa lista", podendo ter como sinónimos os verbos catalogar, enumerar ou listar.