PT
BR



    Significado de SAIR-SE-LHOS

    A forma SAIR-SE-LHOSpode ser [infinitivo de sairsair], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de sairsair], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de sairsair], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de sairsair] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de sairsair].


    verbo transitivo e intransitivo


    verbo transitivo


    verbo intransitivo


    verbo pronominal


    verbo copulativo


    verbo auxiliar


    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "SAIR-SE-LHOS" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    aberrante | adj. 2 g.

    Anormal, excecional, que se desvia do caminho reto....


    adnascente | adj. 2 g.

    Diz-se de rebento que sai da axila dos cascos periféricos de um bolbo....


    ambíparo | adj.

    De cujos botões saem folhas e flores....


    Que suspende a saída das gorduras do tecido adiposo....


    argêntico | adj.

    Diz-se do óxido e dos sais que têm por base a prata....




    Dúvidas linguísticas


    Na vossa página não compreendo a justificação para a resposta à dúvida 540: que se escreve multirriscos e não multi-riscos. Segundo o meu prontuário ortográfico, de 1990, os prefixos terminados em i são sempre separados com um hífen dos termos que começam por h, i, r e s . O prefixo multi- não é expressamente referido no prontuário. Qual a razão para nesse caso não se usar o hífen como nos demais referidos?


    Descomentar: no FLiP existe a conjugação do verbo mas pelo que pesquisei na net e dicionários esta palavra não existe em Português. Penso que só é usada em termos informáticos e no Brasil. Qual será o seu significado?