Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

| adv. | conj. coord.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!


(latim jam)
advérbio

1. Neste instante (ex.: saia já daqui!). = AGORA, IMEDIATAMENTE

2. De antemão (ex.: já sabiam da novidade?).

3. Tão depressa (ex.: a situação não muda já, vai ser preciso esperar).

4. Usa-se repetido, para indicar pedido imediato ou que algo se vai passar imediatamente, sem demora, no mesmo instante (ex.: quero isso feito já, já; ele vai ao médico já, já).

conjunção coordenativa

5. Emprega-se como conjunção coordenativa disjuntiva, no início de duas frases seguidas ou de dois constituintes de frase seguidos, indicando alternativa (ex.: o governo parecia muito instável, já os ministros pareciam unidos, já daí a pouco ameaçavam demissão). = ORA, OU, QUER

6. Emprega-se como conjunção coordenativa aditiva, no início de duas frases seguidas ou de dois constituintes de frase seguidos (ex.: é um destino turístico muito interessante, já por ter uma costa belíssima, já por haver montanhas para explorar; o trabalho é muito interessante, já no conteúdo e já na forma escolhida para o apresentar). = OU, QUER


já agora
Já que chegamos a este ponto; a propósito.

já que
Introduz uma expressão de causa (ex.: tentamos novamente amanhã, já que hoje parece impossível). = COMO, DADO QUE, UMA VEZ QUE, VISTO QUE

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "já" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

No Brasil se entende que a liberdade é um bem maior que a própria vida, pois...

Em Caderno B

O segurado individual atualmente recolhe 20% para o RGPS..

Em Caderno B

...70% dos novos contratos em Portugal estão amarrados a taxas de juro variáveis, ou seja, dívida dos particulares à banca (em juros) sobe automaticamente se BCE agravar taxas diretoras..

Em www.ultraperiferias.pt

...Outra obra-prima de Havilland O De Havilland Express voou pela primeira vez em 14 de janeiro de 1934..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Principal nome do Renascimento, o polímata desenhou uma máquina que após mais de cinco séculos se mostrou 100% viável para sua finalidade, voar. Há mais de quinhentos anos, quando Leonardo Da Vinci (1452-1519) imaginou criar um objeto que “perfurasse o ar” para levantar voo, começou por desenhar uma rústica forma de helicóptero…

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Não é correcto utilizar o verbo secundarizar , no sentido de tornar secundário, ou não prioritário? Agradecia que me esclarecessem.
O verbo secundarizar surge registado no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras, que não especifica o seu significado. No entanto, a partir da etimologia secundário + -izar é possível obter o significado “tornar(-se) secundário”, válido quer no Brasil, quer em Portugal.
pub

Palavra do dia

vi·ti·li·go vi·ti·li·go


(latim vitiligo, -inis, erupção cutânea, mancha branca na pele)
nome masculino

[Medicina]   [Medicina]  Doença cutânea caracterizada pelo desaparecimento da pigmentação da pele. = VITILIGEM

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/j%C3%A1 [consultado em 25-06-2022]