Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

teoria

teoriateoria | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

te·o·ri·a te·o·ri·a


(grego theoría, -as)
nome feminino

1. Parte especulativa de uma ciência (em oposição à prática).

2. Conjunto de conhecimentos que explicam certa ordem de factos.

3. Conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou ciência.

4. Noções gerais, generalidades.

5. [Informal, Figurado]   [Informal, Figurado]  Cálculo; conjectura; coisa que é fácil de dizer e difícil de realizar; utopia.

6. Embaixada sagrada que uma cidade grega enviava para a representar em jogos, consultar o oráculo, levar oferendas, etc.


teoria da conspiração
Tese ou crença de que uma situação ou fenómeno, geralmente com consequências negativas, resulta de uma conspiração ou de um conjunto secreto de acções, planeado por várias pessoas, por organizações ou por estados, com intenção de conseguir ou de esconder algo.

teoria do conhecimento
[Filosofia]   [Filosofia]  O mesmo que epistemologia.

teoria dos conjuntos
[Matemática]   [Matemática]  Parte das matemáticas que estuda as propriedades dos conjuntos e as operações a que podem ser submetidas.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "teoria" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Lakes on Mars May Be a Mirage, Scientists Say : Não é uma teoria simpática para aqueles que vêem em Marte o futuro da humanidade..

Em intergalacticrobot

Por outro lado, a teoria do erro na leitura do instrumento parece mais provável do que as demais..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

...Uma investigação foi iniciada em 2011 por policiais e, em setembro de 2019, a teoria de que um incêndio havia começado em um banheiro foi refutada..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Na sua engenhosa meditação, afirmava que ele adaptou de forma lapidar, a teoria do reflexo condicionado, de Pavlov, ao eleitoralismo!!

Em rouxinol de Bernardim

Em 1932 apresentou uma teoria relativa à origem dos cometas no sistema solar ..

Em Geopedrados
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Eu gostaria de saber se a palavra pró-atividade se escreve junto ou sem hífen e o significado da mesma.
Os dicionários de língua portuguesa não são unânimes em relação à grafia destas palavras, que alternam entre pró-actividade (pró-atividade, no português do Brasil) e proactividade (proatividade, no português do Brasil) e pró-activo (pró-ativo, no português do Brasil) e proactivo (proativo, no português do Brasil), uma vez que existem ambos os prefixos (pró- e pro-) com o sentido “a favor" ou "em defesa de”. O prefixo pró- separa-se sempre do elemento seguinte por hífen (ex.: pró-actividade, pró-americano, pró-ocidental, pró-socialista) e o prefixo pro- nunca se separa do elemento que se lhe segue (ex.: proactividade, procataléctico, procatártico), pelo que nenhuma das grafias pode ser considerada incorrecta, apesar de se notar uma tendência mais acentuada, nas obras lexicográficas, para o uso do prefixo pró-. O uso e registo das formas proactivo e proactividade podem também estar relacionados com o facto de o étimo mais próximo dessas palavras ser o inglês proactive.

Pró-actividade é um conceito utilizado frequentemente na área de gestão de empresas e designa a capacidade que alguém ou algo tem de fazer com que determinadas coisas aconteçam ou se desenvolvam.

É de referir que, pelo menos até à entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, as formas proactividade e pró-actividade são exclusivas do português europeu e as formas proatividade e pró-atividade são exclusivas do português do Brasil.




Se ilibarem não existe, qual é o eventual sinónimo? Auto-justificação ou autojustificação?
A flexão ilibarem está correcta e corresponde à 3ª pessoa do plural do futuro do conjuntivo e à 3ª pessoa do plural do infinitivo flexionado do verbo ilibar. O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa reconhece formas verbais, apresentando a forma no infinitivo com a respectiva definição.
O prefixo auto- é apenas seguido de hífen quando o elemento posterior se inicial com vogal, h, r ou s, pelo que deverá escrever autojustificação. Sobre este assunto, pode consultar outra dúvida já respondida sobre o mesmo assunto em autopercepção.

pub

Palavra do dia

y·oun·gui·a·no y·oun·gui·a·no


(Young, antropónimo + -iano)
adjectivo
adjetivo

1. Relativo a Arthur Young (1741-1820), economista e agrónomo inglês, ou às suas doutrinas.

2. Relativo a Edward Young (1683-1765), poeta e filósofo inglês, ou à sua escola.

3. Relativo a Thomas Young (1773-1829), médico, físico e egiptólogo inglês, ou às suas teorias.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/teoria [consultado em 26-09-2021]