Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
artearte | s. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ar·te ar·te
(latim ars, artis, maneira de ser ou agir, conduta, habilidade, ciência, talento, ofício)
substantivo feminino

1. Capacidade ou habilidade para a aplicação de conhecimento ou para a execução de uma ideia.

2. Conjunto dos meios pelos quais é possível obter a realização prática de algo. = TÉCNICA

3. Conjunto de regras e preceitos necessários para o exercício de uma actividade ou profissão (ex.: o ensino de uma arte).

4. Tratado que contém essas regras e preceitos.

5. Ofício (ex.: queria aprender olaria e outras artes).

6. Requinte no arranjo ou disposição de algo (ex.: uma sala decorada com arte).

7. Aptidão, jeito, dom (ex.: tem arte para fazer rir os outros).

8. Perícia; habilidade (ex.: é um cirurgião de uma arte invejável).

9. [Artes]   [Artes]  Produção de obras, formas ou peças orientada por um ideal estético ou com o objectivo de expressar subjectividade ou transmitir um conceito ou uma mensagem (ex.: arte dramática; arte poética; arte da pintura).

10. [Artes]   [Artes]  Conjunto das artes plásticas.

11. [Artes]   [Artes]  Totalidade das manifestações artísticas de um determinado período ou região (ex.: arte renascentista; arte italiana do século XV).

12. Habilidade para enganar ou para se conseguir o que se quer. = ASTÚCIA, MANHA

13. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Travessura, traquinice.

14. [Antigo]   [Antigo]  Modo de agir (ex.: fez as coisas de tal arte, que acabou por enganar toda a gente). = JEITO, MANEIRA

15. [Pesca]   [Pesca]  Aparelho ou método usado para apanhar peixes (ex.: arte de arrasto; arte de cerco; arte de xávega).

16. [Artes gráficas]   [Artes gráficas]  Original em fase de layout ou arte-final.

17. [Marketing, Publicidade]   [Marketing, Publicidade]  Sector responsável pela elaboração de gráficos, ilustrações, anúncios, diagramas, ou qualquer tipo de imagética.

18. [Marketing, Publicidade]   [Marketing, Publicidade]  Conjunto das actividades que têm como objectivo a apresentação visual de peças publicitárias.


arte mágica
Magia.

artes liberais
Na época romana, denominação atribuída ao conjunto das nove áreas do saber que deviam ser estudadas por um homem livre (gramática, retórica, lógica, aritmética, geometria, astronomia, música, arquitectura e medicina).

Denominação atribuída na Idade Média ao grupo das disciplinas que compreendiam a gramática, a retórica, a dialéctica, a aritmética, a geometria, a música e a astronomia.

artes plásticas
[Artes]   [Artes]  As artes do desenho, da pintura, da escultura e da arquitectura.

arte urbana
[Artes]   [Artes]  Conjunto das manifestações artísticas visuais desenvolvidas no espaço público, fora do contexto dos espaços artísticos tradicionais (ex.: festival de arte urbana).Ver imagem

nona arte
[Artes]   [Artes]  Banda desenhada.

por artes de berliques e berloques
[Informal]   [Informal]  Por meios desconhecidos, misteriosos ou mágicos (ex.: o relatório perdido apareceu por artes de berliques e berloques).

sétima arte
[Cinema]   [Cinema]  Cinema.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "arte" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Eu posso usar a palavra amiguíssima? Recebi um texto de um autor desconhecido que contém esta palavra: "Mulheres, personalidades honradíssimas Temos nós, orgulho em tê-las. Mãe, amada, irmã... amiguíssimas Impossível não percebê-las. Desde as meigas, às extremistas, Não há quem possa vencê-las." Coloquialmente é errado falar/escrever esta palavra?
O adjectivo amigo aceita um superlativo regular (amiguíssimo) e um irregular (amicíssimo), derivado do superlativo latino.

Por favor, consulte também outra dúvida já respondida sobre o mesmo assunto em superlativos eruditos.




Chamar a atenção ou chamar à atenção: utilizam-se ambas? Em que contexto?
Ambas as expressões se utilizam, apesar de terem significados diferentes. De acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a expressão chamar a atenção significa “despertar interesse ou curiosidade” (ex.: este quadro chama a atenção) e chamar à atenção significa “fazer uma crítica ou um reparo” (ex.: chamou o filho à atenção). A expressão chamar a atenção pode ainda significar “fazer notar ou destacar” se seguida das preposições de, para ou sobre (ex.: chamou a atenção dos colegas para a necessidade de realizar alterações ao projecto).
pub

Palavra do dia

xi·le·ma |ê| xi·le·ma |ê|
(xilo- + -ema)
substantivo masculino

1. [Botânica]   [Botânica]  Nome científico do tecido vegetal, formado de células vivas, de fibras e de vasos que constituem a madeira. = LENHO

2. Madeira.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/arte [consultado em 23-01-2019]